Atendente virtual da SES-GO já está no ar
Interação com o Facebook começa na próxima segunda, 31
O Atendente Virtual da Secretaria de Estado da Saúde (SE-GO) já está no ar, com 3 atendentes virtuais – os avatares Tina, Cora e Beto – um banco de dados com 200 perguntas e respostas e planos de expansão de conteúdo e de vias de acesso.
O serviço foi apresentado à imprensa na manhã dessa quinta-feira, 27, pelo secretário Leonardo Vilela, acompanhado do subchefe da Controladoria geral do Estado (CGE), André da Silva Góes, e Marcelo Gomes, diretor jurídico e operacional da Yes 2M Technologies, empresa responsável pela implantação.
Por enquanto o Atendente Virtual está disponível apenas no site da SES (www.saude.go.gov.br), no alto do canto direito. A partir desta sexta, 28, ele estará acessível também pelo Blog do Conecta SUS e, já na próxima semana, também poderá ser acessado pela fanpage da SES-GO (www.facebook.com/saudegoias)
A SES-GO é a primeira secretaria do País a ter o serviço que, em Goiás, já existe na CGE e no Detran. André Góes conta que, tanto na CGE quanto no Detran, o serviço significou um avanço para os cidadãos, que passaram a ter mais uma via de acesso às informações ativas. Ele acredita que o serviço da SES também vai ser um caso de sucesso e um avanço em nível nacional.
Marcelo Gomes explicou que o serviço se retroalimenta com as informações que forem solicitadas e ainda não estiverem disponíveis. Com isso, o banco de dados vai crescer em conteúdo, à medida que forem feitos os questionamentos.
O secretário Leonardo Vilela assegurou que o Atendente Virtual está pronto para responder perguntas sobre organizações sociais, repasses financeiros, contratos, logística, recursos humanos, relatórios de metas e de produção e atendimento nas unidades de saúde em geral. “É mais um canal aberto, instantâneo e eficiente, para tirar dúvidas e oferecer informação”.
O Atendente Virtual da SES também pode ser acessado por celular e tablet, nos sistemas android e IOS e está interligado à Controladoria Geral do Estado (CGE).
Toda a base de dados disponível até o momento é, primordialmente, institucional. Respostas para perguntas mais comuns por parte da população – como conseguir exames, por exemplo – serão incluídas à medida que forem solicitadas. Isso significa que, apesar de apresentado hoje, o Atendente Virtual ainda não está finalizado. Pelo contrário, é um serviço que estará permanentemente em construção e aperfeiçoamento.