Boas práticas em Saúde da Família são reconhecidas por premiação

O prêmio tem por objetivo qualificar, ainda mais, o trabalho desenvolvido pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), responsáveis por desenvolver ações de Atenção Primária à Saúde, nos 246 municípios goianos. A iniciativa faz parte do Programa Mais Saúde Para Goiás/Goiás Mais Competitivo que para Saúde tem estipulado duas metas: Diminuição da Mortalidade Materno-Infantil e melhoria do Acesso, com qualidade, ao Serviço de Atenção Primária por parte da população.

“Precisamos que nesse processo, os gestores municipais se comprometam em superem o desafio de oferecer saúde de qualidade ao cidadão”, disse Leonardo Vilela durante apresentação do Prêmio.

Para o Secretário de Planejamento Joaquim Mesquita, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás tem se destacado pelo bom desempenho de suas atividades, o que tem sido reconhecido, tanto nacional, quanto internacionalmente. Ele felicitou Leonardo pela qualidade dos servidores do SUS no Estado.

Para a Superintendente de Política de Atenção Integral à Saúde, Evanilde Gomides, o prêmio já é o reconhecimento do trabalho que os agentes de Saúde tem na ponta, na lida diária com a população. “Estaremos reconhecendo as melhores práticas nos municípios que contribuem para um acesso mais qualificado do cidadão à atenção básica. O objetivo é melhorar a assistência em todo nosso estado”, disse.

Estiveram presentes, no evento, prefeitos e representantes do Conselho Municipal de Secretários de Saúde (Cosems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O evento aconteceu durante a última reunião do ano da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

O primeiro colocado de cada categoria (“Experiências Inovadoras” e “Destaque em Serviço”) ganhará uma viagem de intercâmbio, além de curso de liderança, certificado e troféu. Os 30 trabalhos selecionados também serão publicados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Serviços

A atenção primária pode resolver até 85% do agravamento de doenças do cidadão, porque oferece cuidados e acompanhamento preventivo. Isso evita a hospitalização do paciente, o que resulta em economia de recursos públicos que pode ser investido em outras áreas.

O “Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família” é promovido pela SES-GO, com o apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan), Instituto Mauro Borges (IMB), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Os profissionais de saúde dos municípios deverão inscrever seus trabalhos organizados em equipe para concorrer ao “Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família”. O edital com todas as regras e prazos do concurso será lançado no início de 2017. Mais informações estarão disponíveis no site: www.saude.go.gov.br.

Os secretários de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, e o de Planejamento, Joaquim Mesquita, lançaram nessa quinta-feira, 15.12, na Escola de Saúde Pública Cândido Santiago, a premiação que reconhecerá projetos inovadores e de destaque em serviços voltados para a Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do cidadão no SUS, prevenindo 85% dos agravamentos de saúde.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo