Saúde é única pasta do Governo a alcançar nível “Avançado” em maturidade no Compliance

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é a única pasta do Governo de Goiás a apresentar nível de maturidade avançado no Programa de Compliance Público 2022. A escala mede a maturidade da pasta em gestão de riscos

Subsecretária da Saúde de Goiás, Anamaria Arruda e o titular da CGE, Henrique Ziller, com servidores do Escritório de Compliance da SES: equipe atua na busca da excelência em gestão de riscos

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) obteve a nota média de 81,80%, e foi o primeiro e único órgão do Governo de Goiás, a atingir o Grau de Maturidade em Gestão de Riscos "Nível 5” – maior que 80% até 100% -, o maior nível da escala. O anúncio foi feito nessa quarta-feira, 07, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), durante a apresentação dos resultados do Programa de Compliance Público de Goiás (PCP) e premiação dos órgãos que se destacaram no ano, no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. 

Com o resultado, a abrangência da gestão de riscos  na SES, está com implantação em 100% das unidades administrativas da SES-GO. “Esse é o maior nível da escala que mede a maturidade em gestão de risco. Ao alcançar esse patamar, a SES demonstra seus esforços em identificar, prevenir e buscar sanar riscos na pasta”, salientou a subsecretária da SES-GO, Anamaria de Sousa Arruda. 

Goiás Previdência – GOIASPREV,  Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás – Goiás Parcerias e a Secretaria de Estado da Casa Civil foram, respectivamente, primeiro, segundo e terceiro lugar na  premiação pela evolução no ranking do PCP. Em 2019, 21 pastas foram envolvidas no PCP, e em 2022, todos os órgãos participam do Programa.

O Secretário Geral da Governadoria, Adriano Rocha Lima, representou o governador no evento, e destacou o trabalho da CGE que tem dado frutos para o Governo e população de Goiás. Ele destacou a importância de se identificar medidas a serem tomadas para prevenir riscos na gestão pública. “Nós temos o preparo para no momento em que isso acontecer, saber exatamente o caminho a tomar, e eventualmente, tomar ações para que não aconteça uma situação que levaria a determinado risco”, afirmou.

Reconhecimento
A premiação acontece durante a “Semana Internacional de Combate à Corrupção (SICC)”, que apresenta resultados e premiações dos programas e projetos desenvolvidos pelos órgãos e entidades estaduais voltados à melhoria da gestão, promoção da transparência, controle social e ao combate à corrupção. 

A assistente técnica de saúde da SES-GO, Stefania Ribeiro, que atua na assessoria da Corregedoria Setorial recebeu a certificação pela formação no “Programa de Certificação em Compliance Público”, da Escola de Governo do Estado de Goiás, representando os demais servidores da pasta que também concluíram os cursos referentes aos cinco eixos em CP, oferecidos pela Escola. 

“Esse reconhecimento estimula as áreas da Secretaria a permanecerem fomentando o compliance, ampliando a visão sobre a gestão de riscos, implementando termos de ajustamento de conduta, gerando economia ao erário público e fortalecendo a parceria com a CGE”, enumerou ela.

De acordo com o presidente do Escritório de Compliance da SES-GO, Túlio Magalhães, a Gestão de Riscos consiste em mudança cultural, onde ocorre a transição de uma gestão reativa para uma gestão proativa, em relação aos riscos. “Isso acontece a partir da implantação ou melhoria de controles internos, monitoramento de eventos de risco e da efetividade destes controles, e do estabelecimento de metas”, explicou.

Patrícia Almeida (texto)/Comunicação Setorial
Foto: Marco Monteiro

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo