Paciente é batizado durante internação no Hugol

Ato religioso, inédito na unidade da SES-GO, foi realizado pela Congregação Cristã do Brasil na enfermaria, devido à condição clínica do paciente

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) foi palco de uma cerimônia de fé e espiritualidade, possibilitando o batismo em imersão total em águas do paciente Lucas Vinícius Silva. A ação, realizada pela primeira vez no Hugol, ocorreu na própria enfermaria em que o paciente está, devido à sua condição clínica, após análise e validação de uma equipe multidisciplinar e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) da unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

“Esse batizado foi uma experiência única para mim e o Lucas, e agora estou revigorada. Eu já tinha ouvido falar dessa cerimônia em outros hospitais, mas não sabia se seria possível realizá-la aqui no Hugol e, quando conversei com a equipe assistencial, todos eles fizeram o possível para que se concretizasse. É muito bom estar em um lugar em que nossa fé é respeitada, e só tenho a agradecer a todos e a Deus acima de tudo”, relatou Wanessa Francisca Vieira, mãe do paciente.

O ato religioso foi realizado pela Congregação Cristã do Brasil. Um de seus membros, Evangelista Diniz, explicou a relevância dessa ação: “Aqui no hospital é feito um tratamento muito especial para salvar o corpo do Lucas, então viemos aqui para tratar da alma dele, que é sua espiritualidade. Este é um trabalho ao qual o Hugol abriu as portas e estamos muito agradecidos por estar aqui, pois acreditamos que trazer a palavra de Deus também é essencial para o bem-estar do paciente.”

O apoio à fé e à prática religiosa dos pacientes fazem parte das ações de humanização da unidade, e a psicóloga do hospital, Luciana Mendonça, explicou a importância da ação no tratamento: “O atendimento da equipe multiprofissional no Hugol vai muito além do bem-estar físico. Acreditamos que o ser humano não é só um corpo físico, então cuidamos da parte biológica, psicológica, social e espiritual. Antes, durante e após a cerimônia de batizado, foi possível ver, de uma forma muito clara, o impacto positivo no paciente e em seus familiares, repercutindo até na própria equipe da unidade.”

 

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo