Docentes da capacitação de conselheiros de saúde participam de oficina

Iniciativa da Escola de Saúde de Goiás, unidade da SES-GO, reúne 60 servidores selecionados de diversos municípios durante 16 horas de treinamento

A fonoaudióloga Said Samira Pereira é coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Vianópolis e veio a Goiânia participar da Oficina de Formação do Corpo Docente do Curso de Capacitação de Conselheiros de Saúde. A docente é um dos 60 servidores selecionados para ministrar o Curso de Capacitação de mais de 4 mil conselheiros em todo o Estado.

A iniciativa, da Escola de Saúde de Goiás, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), prevê 16 horas de treinamento de profissionais de várias partes do território goiano, que juntos estão construindo um plano de aula padrão para ser ministrado de forma descentralizada nas regionais de Goiás.

“Uniformizar a capacitação é enriquecedor para os conselheiros e garante a qualidade do curso em todos os municípios goianos”, avalia Said Samira. Na cidade em que trabalha, por exemplo, existem 11 conselheiros de saúde. “A capacitação destes agentes sociais é fundamental para ampliar o conhecimento deles sobre o funcionamento do SUS”, completa.

A técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Mutunópolis (região norte de Goiás), Nayara Izes Lima Oliveira, ressalta a função dos conselheiros de saúde na cidade de 3,9 mil habitantes, que fica a 400 quilômetros de Goiânia. “Os conselheiros têm um importante papel na comunidade, principalmente em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS)”.

A gerente de Projetos Educacionais em Saúde da Escola de Saúde de Goiás, Valquíria Vicente da Cunha Barbosa, explica o propósito de reunir todos os docentes na sede da unidade: “O objetivo é elaborar o plano de aula juntos, pois a contribuição de 60 cabeças pensantes só enriquece o conteúdo.”

Conhecendo o SUS – da teoria à prática

O conteúdo dessa capacitação – as inscrições estão abertas no site www.esap.go.gov.br – aborda temas relacionados ao Sistema Único de Saúde do Brasil, história das políticas de saúde, questões sobre democracia e participação popular, a importância da educação permanente para o controle social do SUS e conhecimentos sobre planejamento e financiamento em saúde.

“É desafiador construir um curso com qualidade e que seja motivador e desperte o interesse destes 4 mil conselheiros”, avalia a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, Kelli Coelho Santos.

A Oficina de Capacitação dos Docentes termina nesta terça-feira, 20. De acordo com o Edital nº 009/2019, o prazo para que os conselheiros façam suas inscrições no FormSUS é até dia 15 de setembro. Ainda de acordo com o edital, o curso tem previsão de execução no dia 4 de outubro de 2019 e deve terminar até 30 de junho de 2020.

Para ver o EDITAL clique aqui

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo