SES-GO divulga vagas em cursos para agentes e conselheiros da saúde

Anúncios são feitos na sétima CIB 2019, que reuniu representantes da saúde do Estado e dos municípios para negociar temas de interesse comum

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou durante a sétima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2019, realizada nesta terça-feira, 27, no auditório da Escola de Saúde de Goiás, que foram preenchidas pouco mais de 10% das vagas da terceira edição do Curso de Capacitação do Processo de Trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs). No total são oferecidas 4.183 vagas do curso a distância, de 160 horas, para agentes das regiões Entorno Norte, Entorno Sul, Pireneus e remanescentes das regiões Central e Centro-Sul.

Esta será a última edição da capacitação em formato educação a distância (EaD). A primeira etapa contemplou 3.542 agentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de setembro e o início do curso será em 14 de outubro. “Em pesquisa de satisfação da Escola de Saúde de Goiás, mais de 93% do público-alvo avaliou a primeira etapa do curso como bom ou excelente”, destacou a subsecretária de Estado da Saúde de Goiás, Luciana Vieira.

Durante a reunião, a SES-GO informou também que estão abertas as vagas para o Curso de Capacitação de Conselheiros de Saúde, com mais de 4 mil vagas em todo o Estado. De acordo com o edital nº 009/2019, o prazo para que os conselheiros façam suas inscrições no FormSUS é até 15 de setembro. Ainda de acordo com o edital, o curso tem previsão de início no dia 4 de outubro de 2019 e de encerramento em 30 de junho de 2020.

Pautas

A CIB ainda alertou para a necessidade de os municípios alimentarem o Sistema de Informação Ambulatorial (SIA SUS) sobre as salas de estimulação dos Núcleos Ampliados à Saúde da Família (Nasfs), que atendem crianças suspeitas ou confirmadas para síndrome congênita, associada à infecção pelo vírus zika e outras síndromes.

Também foram apresentados os avanços da integração entre o Sistema Integrado de Monitoramento Aedes Zero (Simaz) e o E-SUS, as ações de imunização perante a situação de sarampo em Goiás e o novo modelo do Programa Médicos do Brasil, anunciado pelo Ministério da Saúde, entre outros temas.

CIB

A CIB é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios para a implantação e operacionalização do SUS. Entende-se por pactuações as negociações e os acordos estabelecidos entre os entes federativos envolvidos por meio de consensos para a operacionalização e o aprimoramento do sistema.

Patrícia Almeida (texto) e Erusjhenner (fotos), da Comunicação Setorial

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo