Narguilé é alvo de campanha da SES-GO em shopping

Alertas sobre riscos do tabaco e serviços como aferição da pressão arterial e teste de glicemia marcam Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, nesta quinta-feira, 29, no Mega Moda

Tema do Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, lembrado neste 29 de agosto, o uso do narguilé foi alvo de ação da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). A Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis está desde as 8 horas no Mega Moda Shopping, em Goiânia, promovendo uma ação interativa para informar a população sobre a história do tabaco no Brasil e os riscos à saúde causados pelo uso sistemático do fumo e seus derivados.

A atividade, que segue até as 17 horas, envolve a exposição de banners relatando a trajetória do tabaco no Brasil, apresentação de vídeos que mostram os diversos derivados do fumo, como o próprio narguilé e o cigarro eletrônico, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e o teste que avalia o grau de dependência à nicotina.

“É uma boa oportunidade para reforçar as ações de prevenção e conscientização da população sobre essa grave questão, que constitui um dos fatores de risco para o surgimento de várias doenças que, não raro, levam a pessoa à morte”, avalia Selma Alves Tavares, coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES-GO. “Queremos chamar a atenção das pessoas que passam pelo centro de compras sobre a gravidade do consumo do tabaco e informá-las sobre a atuação da Secretaria e sobre a existência da rede de atendimento ao fumante instalada em grande parte dos municípios goianos”, acrescenta.

E foi exatamente passando pela área onde a equipe da SES-GO está atuando no shopping que o estudante Alan Monteiro de Holanda quis ver como estava a pressão arterial e a glicemia. Embora com apenas 22 anos, ele se surpreendeu ao constatar que estava com uma pressão de 16/9, considerada alta. Além de receber as orientações preliminares, Alan também levou panfletos com informações sobre a hipertensão. O estudante, que também é trabalhador autônomo, elogiou a temática principal do evento. “A impressão é de (que o narguilé) é algo que está na moda, que é legal, mas não é”, afirma sugerindo a necessidade de ampla campanha informativa sobre o tema, “para combater logo e não virar um problema maior”, sugere.

Cirurgia de coração

Maria Aparecida Lopes, de 73 anos, também estava de passeio pelo shopping quando ficou sabendo dos serviços oferecidos pela saúde estadual. Hipertensa e diabética, a aposentada passou por uma cirurgia de coração em fevereiro. “Mas estou bem”, comemora. O que não a impede de manter o controle constante das taxas de glicemia e hipertensão. “Estão todas boas”, revela, após as aferições realizadas pela equipe da SES-GO.

Quem também viu no evento uma boa oportunidade para verificar como está a saúde foi a lojista Juliana Souza Silva, de 23 anos. A gestação de 29 semanas segue tranquila. E foi justamente sua gravidez que a levou a ser informada por uma senhora, no elevador do shopping, sobre o evento realizado no Mega Modas. “É muito importante para a saúde, por atender a pessoas que muitas vezes não têm como buscar os serviços, por falta de tempo”, avaliou Juliana, agradecida.

Leia também sobre tabagismo:

Risco causado pelo fumo é tema de ação em shopping

União e apoio no combate ao tabagismo em Goiás

Saúde combate tabagismo com educação e medicamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Carlos Araújo (texto) e Sebastião Nogueira (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo