HGG leva UTI cênica a congresso de odontologia

Unidade da SES-GO mostra a importância da atuação do cirurgião dentista numa unidade de terapia intensiva, de 11 a 14 de setembro, no Ciogo 19

O Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib), representada pela Sociedade de Terapia Intensiva do Estado de Goiás (Sotiego), apresentará uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cênica no Congresso Internacional de Odontologia de Goiás (Ciogo 19), entre 11 e 14 de setembro. Esta é a terceira vez que o HGG participa do evento, mostrando a importância da atuação do cirurgião dentista dentro de uma UTI. O evento será realizado no Centro de Convenções de Goiânia, para profissionais e estudantes da área.

No espaço montado pela unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) com o cenário de UTI também contará com palestras nas áreas médica, de fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e odontologia voltados para cirurgiões dentistas. Na sexta-feira, 13, às 11 horas, a geriatra e coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp) do HGG, Ana Maria Porto Carvas, abordará os cuidados paliativos. No mesmo dia, às 16 horas, o diretor-técnico do HGG, também presidente da Sotiego, Durval Pedroso, explicará a importância da odontologia hospitalar.

De acordo com Durval, a UTI cênica integra a medicina e a terapia intensiva à Odontologia Hospitalar, o que reflete positivamente no cuidado com o paciente. “Existem vários trabalhos que mostram que o cirurgião dentista dentro da UTI minimiza diagnósticos tardios de sepse de foco bucal e atua diretamente na prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica. São aspectos muito positivos, já que o País tem uma saúde bucal extremamente pobre e fraca”, ressalta.

Novidades no Ciogo 19

Neste ano, a estimativa é reunir 11 mil pessoas no evento, que está cheio de novidades, para que profissionais e estudantes tenham acesso às últimas novidades técnicas e científicas e aprimorem e atualizem seus conhecimentos. Os participantes terão acesso a uma extensa programação técnica, que inclui palestras, conferências, módulos de especialidades e cursos da grade científica principal.

Pamella Cardoso, do Idtech

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo