Escola de Saúde de Goiás qualifica mais de 1,4 mil profissionais em 2024

Unidade ofertou ao longo do ano 39 cursos, em diferentes modalidades. Número de programas de residência médica também cresceu 6% neste ano

Um dos destaques do ano foi a 8ª Jornada Científica da SES-GO, que contou com 539 profissionais inscritos e 100 trabalhos submetidos

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), unidade de ensino da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), encerrou o ano de 2024 com resultados positivos em suas principais áreas de atuação, com destaque na qualificação profissional em saúde, pesquisa científica e inovação no estado de Goiás. Por meio de iniciativas voltadas para capacitação, formação especializada e avanços científicos, a Sesg impactou diretamente a qualidade dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, foram 1.478 profissionais/trabalhadores da saúde e membros da comunidade em geral qualificados.

Segundo Rafaela Veronezi, superintendente da Escola de Saúde de Goiás, os resultados alcançados em 2024 evidenciam o compromisso da Sesg com a formação de profissionais qualificados, a disseminação do conhecimento científico, a inovação e o desenvolvimento contínuo das competências profissionais dos servidores da SES. “Por meio de iniciativas impactantes, a Sesg reafirma sua missão de contribuir para a qualificação do SUS e para a melhoria contínua da saúde pública em Goiás”, pontuou.

A unidade ofertou ao longo do ano 39 cursos em diversas modalidades: presencial, semipresencial e Educação a Distância (EaD), tanto com tutoria quanto autoinstrucional. Um dos destaques foi o curso presencial Capacitação para Conselheiros de Saúde, que reforçou a formação de trabalhadores da saúde e de atores do controle social. Na modalidade semipresencial, o Curso de Atendimento em Urgência e Emergência para Profissionais de Saúde em Ambiente Simulado alcançou profissionais de 30 municípios goianos, que foram capacitados sobre situações críticas e práticas simuladas.

Na modalidade EaD com tutoria, o Curso Básico de Vigilância Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador obteve o maior número de concluintes em 2024. Já os cursos autoinstrucionais, disponíveis na plataforma EducaSaúde, se destacaram pela acessibilidade e significativa adesão. Entre eles, o Curso de Qualificação dos Profissionais de Saúde para o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos, que teve ampla participação e altos índices de conclusão, reafirmando o compromisso da Sesg com a excelência na formação em saúde pública.

Além de promover ações para o desenvolvimento das competências profissionais dos servidores da SES, a Sesg conseguiu alcançar a qualificação de 1.459 servidores da pasta, por meio do monitoramento das atividades de desenvolvimento pessoal. Atualmente, a unidade conta com 33 cursos em andamento, sendo 26 autoinstrucionais, quatro na modalidade EaD com tutoria, dois presenciais e um semipresencial.

Outro marco de 2024 foi o Programa Mais EPS, que incentivou a implementação de Núcleos de Educação Permanente em Saúde (Neps) nos municípios goianos. Além de expandir o número de Neps oficialmente implantados de 47 para 147, o programa viabilizou, por meio de recursos financeiros, a execução de ações educacionais nos territórios, impactando indicadores de saúde selecionados com base nas necessidades específicas de cada município.

Residência e Pesquisa
Os Programas de Residências da Secretaria de Estado da Saúde registraram avanços significativos na formação especializada, tanto em residências médicas quanto multiprofissionais. Atualmente, o número de programas de residência médica cresceu 6%, saindo de 63 em 2023 para 67 em 2024, contando com 432 residentes sob a orientação de mais de 300 preceptores, supervisores e coordenadores. Na área das residências multiprofissionais, a formação é oferecida por meio de seis programas Uni e Multiprofissionais, abrangendo 10 categorias profissionais. Esses programas envolvem 127 residentes.

Na área de pesquisa, a Sesg também obteve importantes resultados. Foram registradas 117 pesquisas, das quais 107 foram concluídas ao longo do ano. A Revista Científica da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago publicou mais de 40 artigos científicos, contribuindo para o avanço do conhecimento em saúde pública.

Outro destaque foi a realização da 8ª Jornada Científica da SES-GO, com o tema “Comunicação Científica”. O evento bateu recordes de participação, com 539 inscritos e 100 trabalhos submetidos. Entre os palestrantes, o professor pós-doutor Gilson Volpato, referência internacional em escrita científica; o professor doutor Sávio Teles, especialista em tecnologia aplicada ao trabalho científico; e a superintendente da Sesg, professora doutora Rafaela Veronezi, que abordou o papel da comunicação na ciência.

Obras de reforma e ampliação
Ao longo de 2024, a Superintendência de Escola da Saúde de Goiás conseguiu importantes avanços na reforma pela qual passa a unidade, que irá modernizar toda a estrutura física e tecnológica do local. A obra, iniciada em junho de 2023, contempla a fachada, estacionamento, comunicação visual, banheiros, salas de aula, piso, toda a recepção, laboratório de informática, biblioteca, salas administrativas, salas de reunião, salão de eventos e muito mais. A Sesg terá ainda um novo sistema de multimídia e automação, que garantirá melhoria significativa no trabalho já desempenhado no local.

Essa é a maior reforma pela qual a unidade já passou desde que foi inaugurada, há mais de 40 anos. A previsão é de que a revitalização seja concluída em janeiro de 2025, com investimentos na ordem de R$ 17 milhões. Com a nova estrutura, será possível ampliar também a formação e qualificação profissional realizada no local. Ainda conforme a superintendente da Escola de Saúde, com a revitalização e modernização do local, a expectativa é alcançar 12 mil profissionais capacitados em todo o estado nos próximos três anos, garantindo cada vez mais serviços de excelência à população goiana.

Gabriela Dutra (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo