Sipat do Heja foca na segurança e saúde do colaborador

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma das ações que buscam zerar o número de acidentes na unidade da SES em Jaraguá

As orientações sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais marcaram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

A programação incluiu palestras de diversos profissionais convidados sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, prevenção ao câncer de próstata, prevenção a acidentes de trabalho, ergonomia, alcoolismo e dinâmicas motivacionais.

Segundo a técnica do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina (SESMT) Maria Lucileide, o Heja promove a saúde dos colaboradores por meio de campanhas e treinamentos. “O foco é levar a zero o número de acidentes de trabalho. Então, incentivamos todos a trabalharem com mais segurança”, afirmou.

Comunicação

A socióloga Nayala Duailibi ministrou palestra sobre comunicação interna e externa, canais de comunicação, comunicação verbal e plataformas digitais. “Mostrei como a comunicação pode ser positiva. Mas, por outro lado, pode ser negativa, se houver ruídos. Tudo isso pode interferir no ambiente de trabalho”, disse.

Para a auxiliar de limpeza da unidade Maria Vanilda, a Sipat conseguiu, por meio das dinâmicas e palestras, ajudá-la a compreender a responsabilidade e a importância da segurança no trabalho. “Conseguimos conhecer melhor os colegas de trabalho. Gostei demais também do alongamento e das palestras”, pontuou Maria.

Brenno Sarques (texto e foto)/IBGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo