Heja em Ação promove prevenção em saúde para comunidade

Programa da unidade da SES-GO em Jaraguá envolve seus colabores em palestras sobre higienização, bullying e ISTs

Em mais uma ação preventiva à população do município em que está baseado, programa Heja em Ação chegou a duas unidades das Escolas Adventistas. No programa, do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás Faculdades, médicos, enfermeiras, psicóloga, nutricionista e acadêmicos de medicina ministraram palestras com foco em prevenção, higienização das mãos, bullying, verminoses e Infecções Sexualmente Trasmissíveis (ISTs).

“Queremos que todos na região tenham conhecimento que estamos realizando cirurgias, atendimentos de clínico geral, pediatra, ortopedista, psicólogo, nutricionista e todos atuam com foco especial na segurança do paciente”, disse a diretora de Humanização do Heja, Helga Jaime.

Raissa Silva Frota, acadêmica de medicina, é uma das participantes do projeto, que desenvolve ações para educar as crianças, adolescentes e os idosos. Segundo ela, as atividades são promovidas de acordo com o perfil do lugar e do público. “Dessa vez, viemos para uma escola com crianças. Então, falamos sobre bullying, verminoses e a higienização das mãos. Esse tipo de projeto auxilia na educação para a prevenção e promoção de saúde, começando pelo básico”, afirmou.

“As crianças gostaram bastante da palestra, fizeram bastantes perguntas, tiveram acesso a informações que, no dia a dia, nós, como escola, muitas vezes não conseguimos passar”, avaliou a professora da escola, Zenilza Gonçalves de Bastos. Para ela, abordar o tema da saúde com as crianças é um jeito estratégico e inteligente de impactar os pais. “As crianças são multiplicadoras dentro da família”, definiu.

Brenno Sarques, do IBGH

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo