Central de Transplantes conscientiza população durante corrida da Caixa

A Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem utilizado iniciativas inovadoras com o propósito de informar, conscientizar e incentivar a população a autorizar a doação de órgãos em favor do próximo. Uma destas iniciativas acontece no próximo domingo, 6 de maio, às 8h, com a realização da Corrida Fenae do Pessoal da Caixa. O evento, cuja largada acontece na Sede Social da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal, tem a expectativa de reunir cerca de 400 pessoas.

O gerente da Central Estadual de Transplantes, Fernando Augusto Ataíde Castro, pondera que um dos maiores entraves vividos no que se refere aos transplantes, não apenas em nosso Estado, como em todo o Brasil, está relacionado à dificuldade que a maioria das pessoas tem em autorizar a Doação de Órgãos e Tecidos, o que faz com que muitas doações deixem de acontecer e, consequentemente, milhares de brasileiros permaneçam em fila aguardando por um transplante. Ele acrescenta que o transplante significa, para quem o recebe, a retomada de uma adequada qualidade de vida, no momento extremamente comprometida pela doença que o levou para uma fila aguardando tal procedimento.

A CET, assinala o gerente, aproveita a realização da tradicional Corrida Fenae do Pessoal da Caixa para prestar esclarecimentos à população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A CET será representada por alguns servidores e por um transplantado de rim, atleta profissional, que participarão da corrida. Durante o evento, colaboradores da CET distribuirão material informativo referente aos principais aspectos dos transplantes em geral, bem como, por meio de um diálogo franco, esclarecerão às pessoas abordadas os pontos de maior dúvida referentes ao assunto, tentando sensibilizá-las e comprometê-las quanto à importância fundamental das doações para que os transplantes possam acontecer.

Atualmente, conforme dados da CET, 239 pessoas aguardam por um transplante de rim em Goiás. Outras 40 esperam por um transplante de córnea. Neste ano, até abril, foram realizadas 31 doações efetivas. O gerente da CET destaca que quanto mais as pessoas forem orientadas e comprometidas com as doações, maiores oportunidades de ofertas de órgãos, tecidos e partes do corpo teremos e maior será o número daqueles beneficiados por tão generoso gesto de amor.

Serviço

EVENTO – Corrida Fenae do Pessoal da Cixa

DATA – 6 de maio de 2018

HORÁRIO – 8h

LOCAL – Sede da Apcef

ENDEREÇO – Avenida T-1 esquina com a Avenida T-8, quadra 53 – Setor Bueno

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo