Palestra com técnico do Ministério da Saúde encerra curso sobre regulação

Gestores de Secretarias Municipais de Saúde, os 24 participantes farão trabalho técnico sobre a oferta de leitos e atendimento nos serviços de saúde

A palestra do coordenador-geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde, João Marcelo Barreto Silva, encerrou na sexta-feira, 13, a parte teórica do curso de Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, promovido pela Escola de Saúde de Goiás da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Barreto conhece a realidade do serviço de regulação de leitos no sistema goianpois, nos anos 2000, participou da elaboração do projeto de criação do Complexo Regulador do Estado de Goiás.

O evento, que foi realizado no auditório da Escola, contou com a presença das titulares das Superintendências do Complexo Regulador em Saúde de Goiás, Neusilma Rodrigues, e da Escola de Saúde de Goiás, Kelli Coelho dos Santos.

A Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde é coordenada pela professora Alessandra Marques Cardoso e teve início em agosto de 2018. Os 24 participantes, gestores de Secretarias Municipais de Saúde, irão agora voltar para as suas bases para realizarem o trabalho final de conclusão do curso.

A dentista Lizandra Shimizu, superintendente de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde de Jataí, afirmou que o curso é um instrumento de troca de experiências entre os gestores das cidades goianas e é importante para sanar dúvidas de gerenciamento. “Além da atualização, o curso criou um grupo de apoio e também de multiplicadores de conhecimento”, destacou Lizandra. A superintendência dirigida por ela é a responsável pela regulação de leitos no município do Sudoeste Goiano.

Prioridade administrativa

Desde o início desta gestão, a SES-GO propõe uma nova lógica de regulação. O debate ganhou força em 2019, principalmente depois de os municípios solicitarem, durante uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), um plano de trabalho para o aperfeiçoamento do sistema. Em resposta à demanda, uma reunião de trabalho foi realizada no início desta semana com gestores municipais, estaduais e técnicos de diversos municípios goianos.

Maria Vitória (texto) e Karim Alexandre (fotos), da Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo