“Vacinar é um ato de amor, respeito à vida e cidadania. Não podemos prescindir disso”, destaca secretário durante Oficina Nacional do HumanizaSUS
16 experiências exitosas em vacinação de municípios goianos foram apresentadas no evento
A II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS foi realizada no período de 18 a 20 de novembro de 2024, em Brasília, Distrito Federal. Com ampla programação e participação de trabalhadores da saúde de todo o país, também foram realizados o planejamento e ação dos Cosems das regiões Sul e Sudeste, apresentação das experiências exitosas em imunização e cerimônia de premiação.
Durante o evento foi promovida uma rica discussão entre acadêmicos, especialistas, gestores e profissionais da saúde sobre hesitação vacinal e as estratégias de gestão nesse contexto. No total, 16 experiências de municípios goianos foram selecionadas para o evento.
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Dr. Rasível Santos, participou do evento, representando o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (CONASS). Segundo ele, é preciso combater a desinformação sobre as vacinas com informação de qualidade e ciência. “Precisamos sempre falar sobre a segurança das vacinas para as pessoas para que nenhum pai ou mãe que estão vivos hoje porque participaram do programa de vacinação no Brasil, deixem de vacinar seus filhos. É uma questão extremamente importante, pois garante que princípios do SUS como a integralidade e equidade sejam garantidos”.
Para o secretário de Saúde de Pirenópolis e presidente do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Mohamad Hamida, a mobilização em prol da vacina já começa a apresentar resultados, mas ainda há muito trabalho a ser feito. “Desde 2022, começamos a observar uma tendência de aumento da cobertura vacinal, diminuição da hesitação. Em 2023, nós consolidamos isso. Agora em 2024 nós temos essa tendência se mantendo. Mas isso não significa que estamos no mundo ideal, que seja o cenário perfeito. Nós temos desafios de logística, desafios de aquisição, desafios de educação e de informação.”
Eder Gatii, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, falou da importância dos municípios trocarem experiências. “Vocês carregam o conhecimento que precisa ser compartilhado e é justamente o que nós estamos fazendo aqui, os municípios estão trocando experiências. Às vezes o problema de um município se reproduz de uma forma muito semelhante em outro município. E essa troca é interessante para que se repliquem as boas experiências. Então eu parabenizo a iniciativa do Conasems, por promover essa oficina e levar os desafios adiante, permitindo essa troca entre vocês”, destacou.
Imunização em Goiás
O Programa Imuniza Goiás, sistema desenvolvido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), já chegou a 246 municípios. A ferramenta foi criada em dezembro de 2022 para facilitar a identificação de crianças não vacinadas até 2 anos, possibilitando rápida intervenção dos profissionais de saúde e contribuindo para a melhora dos índices de imunização.
A lei estadual 22.243, sancionada em agosto de 2023, estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação do Certificado de Vacinação no ato da matrícula escolar para estudantes de até 18 anos da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio, das redes pública e privada.
Além de projetos de cofinanciamento que contemplam os municípios, o Governo de Goiás também reconheceu aqueles que se destacaram na imunização contra a dengue com o Prêmio Zé Gotinha do Cerrado, que foi entregue para 94 municípios que aplicaram acima de 70% das doses da vacina recebidas. Os destaques foram as cidades de Paranaiguara, Davinópolis, Goiandira e Porteirão, que aplicaram 100% das doses destinadas a adolescentes.
A SES também desenvolve de forma permanente a capacitação dos servidores que atuam nas salas de vacinação em todo estado. Todas as ações têm refletido na melhoria das coberturas vacinais em Goiás.
ImunizaSUS
Criado em 2021, o ImunizaSUS é fruto de uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Ministério da Saúde e instituições parceiras. O projeto estrutura-se em três pilares: Educação, Pesquisa e Comunicação. Além da capacitação, o projeto executa uma série de ações de comunicação visando o engajamento social para conscientização da população brasileira sobre a importância da vacinação.
Comunicação Setorial da SES
Foto: Iron Braz