HUTRIN é 5º hospital do Estado a receber Selo de Qualidade Nacional

O certificado de  Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA 1), do Hospital de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin), será entregue nesta quinta-feira (17/05), às 18 horas, durante solenidade na Praça da Prefeitura, em Trindade (GO). O hospital conquistou o título por ser uma unidade de referência regional, cumprindo rigorosamente os requisitos de qualidade assistencial e segurança para o paciente, conforme constatou a avaliação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), entidade certificadora da ONA.

Na prática, isso significa que a unidade passa a fazer parte de um grupo seleto de 4,61% dos 6.140 hospitais de todo o Brasil que possuem o selo de qualidade do Sistema Brasileiro de Acreditação. O Hutrin é a quinta unidade do Estado acreditada, um título que é concedido às instituições de saúde que cumprem rigorosos protocolos para a segurança do paciente e qualidade assistencial.

Para o governador do Estado de Goiás, José Eliton, a conquista da acreditação ONA 1 pelo Hutrin “é resultado dos investimentos e da determinação do Governo de Goiás em promover uma saúde pública estadual de qualidade, capaz de transformar a vida dos goianos”.

Conforme o governador, a última pesquisa Serpes mostra que os goianos identificam e aprovam esse esforço, que é considerado o principal legado dessa gestão. “Essa conquista do Hutrin reforça a excelência da saúde pública do estado de Goiás no Brasil. Nossos parabéns aos médicos, enfermeiros, corpo técnico e administrativo do Hutrin por essa conquista histórica, e sei que sem os nossos servidores isso não seria possível.”

O secretário da Saúde de Goiás,  Leonardo Vilela, lembra que o hospital foi totalmente reformulado nos últimos quatro anos, quando o Estado assumiu a gestão da unidade que era administrada pelo município de Trindade. “É um exemplo de hospital regional antes administrado pela prefeitura que o Estado teve que reassumir, assim como o de Jaraguá, para efetivar uma recuperação rápida e colocá-lo em condições de voltar a atender a população com qualidade. Essa é uma prova de que os recursos do SUS aplicados numa gestão eficiente dão os resultados esperados”, explica.

O superintendente técnico do Instituto Gerir, José Mário Meira Teles, pontua que a certificação é, acima de tudo, o reconhecimento da melhoria da qualidade da assistência implementada nos últimos anos e o cumprimento das metas do Plano de Governo do Estado. O superintendente ressaltou, ainda, sua gratidão aos que colaboram e colaboraram com a evolução da unidade: “Quero agradecer a cada um que contribuiu neste percurso, que agora coloca o Hutrin neste seleto grupo de hospitais acreditados. Segundo Teles, estão previstas a implantação de dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a aquisição de um tomógrafo, além da criação de uma ala de maternidade. “Nosso objetivo é transformar o Hutrin em um hospital de alta complexidade para esta região”, afirmou.

Avaliação

O hospital recebeu os avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) nos dias 29 e 30 de janeiro, quando percorreram os setores da unidade para verificar os requisitos de qualidade assistencial e segurança para o paciente. A avaliadora líder do IBES, Paula Nahas, na ocasião, disse que a unidade se tornou referência regional com resultados reconhecidos. “Encontramos uma unidade com amadurecimento, não apenas na gestão de processos, mas também no crescimento profissional e pessoal, com um engajamento das equipes de encantar os olhos”, avaliou.

Paula Nahas ainda destacou que o Hutrin possui a capacidade de envolver o usuário nos processos e gerar melhorias internas com resultados em tempo real e a disponibilização dos indicadores. Também ressaltou a implantação do sistema de notificação informatizada, a gestão e a organização dos setores e as campanhas e metodologias de conscientização de higienização das mãos.

Avanços

O Hutrin conta com 63 leitos de internação, sendo 19 leitos na Clínica Médica; 23 na Clínica Cirúrgica e Clínica Obstétrica e 21 leitos de Observação. Possui uma equipe médica reforçada no Pronto Socorro,  laboratório e raio-x, além do atendimento ambulatorial e cinco equipes de cirurgias: urologia, mastologia, ortopedia, obstetrícia e cirurgia geral. A unidade dispõe ainda das especialidades de pediatria, psicologia, cardiologia, angiologia, nutrição, fisioterapia e serviço social. Também foi implantado o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e a equipe multiprofissional, que oferecem ao paciente um acompanhamento integral.

Ainda foram criadas as comissões de Ética Médica, de Enfermagem e o Código de Conduta Ética Profissional, dentre outras. Com o objetivo de tornar o acesso aos dados do paciente mais ágil e seguro, a unidade adotou o Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP).

Na parte física da unidade, dentre os principais avanços estão a ampliação e a reforma completa do prédio; a construção da área administrativa e de um refeitório moderno – que serve mais de 300 refeições diárias para pacientes, acompanhantes e colaboradores; a readequação das salas de internações; novas camas e televisores de led em cada enfermaria e a aquisição de novas poltronas para o repouso dos acompanhantes.

O Hutrin também investiu na ampliação e climatização das recepções, no reforço da segurança patrimonial, no monitoramento de entrada e saída de veículos e em uma estrutura moderna da farmácia e implantação do Programa de Tratamento dos Resíduos Sólidos.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo