Oficina discute implantação do pré-natal do parceiro em Goiás

Médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e coordenadores de saúde das 18 regionais do estado de Goiás participam hoje (28/05) e amanhã (29/05), em Goiânia, da II Oficina de Implantação do Pré-Natal do Parceiro aos 30 municípios prioritários do Programa Siga Bebê, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO. A proposta da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS) é reduzir os índices de mortalidade infantil no estado e, ao mesmo tempo, buscar o parceiro da mulher gestante para o serviço de saúde oficial.

A programação da oficina inclui a realização de palestras sobre perfil epidemiológico da saúde do homem, prevenção e tratamento de sífilis e HIV e sobre o protocolo do pré-natal do parceiro, quando serão debatidos temas como a “masculinidade e a saúde do homem” e “paternidade e cuidados com o bebê”. A partir destes conteúdos serão formados grupos de trabalho para discutir estratégias de ações de adesão da população masculina aos cuidados com a saúde.

Segundo a sub-coordenadora de Atenção Integral à Saúde do Homem, Fernanda Ramos Parreira, uma das sugestões de ação para as unidades de saúde é a flexibilidade de horário de atendimento visto que os homens têm muita resistência em faltar ao trabalho para cuidar da saúde. Ela explicou que só após as discussões é que cada município vai definir como implantar a política de atenção à saúde do homem.

Conforme dados apresentados pelo Coordenador de Redes e Políticas de Saúde de Goiás, Murilo Simiema Campos, ao ser inserido no serviço de saúde, o homem, além de ajudar a melhorar os indicadores de mortalidade infantil, ele contribuirá para reduzir a transmissão da sífilis congênita, participará do, programa de prevenção de sífilis e HIV, poderá atualizar o cartão de vacina e gerar uma rotina de consultas no sistema que permitirá a prevenção, inclusive, de doenças cardiovasculares que são a principal causa de morte masculina no Brasil.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo