Vacinação no Governo Junto de Você atrai centenas de pessoas

Centenas de pessoas de Goiânia e municípios da Região Metropolitana estão tendo a oportunidade de atualizar o cartão de vacinação e de se imunizar contra doenças graves. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) instalou em seu estande, na 65ª edição do Governo Junto de Você, um setor de vacinação da Gerência de Imunização e Rede.

O Governo Junto de Você é realizado na Praça Cívica, no Centro, pelo Governo do Estado de Goiás. O objetivo do evento é levar à população mais de 200 serviços, que vão da orientação jurídica até serviços de saúde, vagas de emprego, estágios e orientação sobre a doação de sangue.

A sala de vacinação oferece à população as vacinas contra HPV, sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral) meningite tipo C, tétano e difteria (dupla adulta), hepatite B e febre amarela. O biólogo Ulisses Pinto de Figueiredo, que trabalha na Gerência de Imunização e Rede de Frio, destaca que os profissionais do setor prestam informações fundamentais ao público.

Extrema importância

“Explicamos sobre a importância da atualização do cartão de vacinação e os efeitos adversos das vacinas, entre outras questões”, exemplifica Ulisses Figueiredo. Ele destaca que o serviço é de extrema importância, na medida em que leva a vacina mais próxima à população. A dona de casa Rosângela Machado, de 45 anos, avalia que a sala de vacinação e toda a ação desenvolvida pela SES-GO no Governo Junto de Você como um “trabalho valiosíssimo”.

Na manhã desta quarta-feira, Rosângela levou o filho João Pedro, 12, para se vacinar contra o HPV. Ela conta que havia ido ao estande no primeiro dia de funcionamento do governo Junto de Você, na segunda-feira, 25, colheu as informações de que precisava e retornou com o adolescente. “Considero fundamental as ações para a prevenção de doenças. A vacinação, na minha opinião, é de grande relevância.”

O funcionamento da sala de vacinação no estande da Saúde levou o mestre de obras Emanuel Bem de Moraes, 46, a levantar bem cedo e dirigir-se à Praça Cívica para se vacinar contra a hepatite B. Ele ouviu recomendações dos técnicos, apresentou o cartão de vacinação e tomou a dose que imuniza contra a doença. Emanuel Moraes também aproveitou para fazer o exame de vista. “Tudo muito prático”, elogiou.

Cirurgias oftalmológicas

Além da vacinação, a SES-GO coloca à disposição do público exames e cirurgias oftalmológicas, ações educativas, como a lupa entomológica do ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti. Em um estande demonstrativo, são apresentadas as fases do desenvolvimento do mosquito, desde os ovos, passando pelas larvas, até chegar à fase adulta. Os participantes podem ver, ainda, na Estação Conecta SUS, os registros da dengue no Estado. Será distribuído material educativo sobre o mosquito, além de preservativos.

Os visitantes ainda podem conferir de perto a exposição de plantas tóxicas e animais peçonhentos, como cobras e escorpiões. O Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa (Cremic) aplica doses homeopáticas para aliviar os sintomas da dengue no organismo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo