Leonardo Vilela alerta sobre pólio e sarampo em coletiva de imprensa

Assunto: entrevista coletiva para alertar sobre a ocorrência de um surto de sarampo nos Estados de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo e o isolamento de um vírus pólio em uma criança não vacinada na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, fará um alerta nesta segunda-feira, 09/07, às 9h30, em coletiva de imprensa, sobre as medidas do Governo de Goiás para evitar a ocorrência de casos de sarampo e de poliomielite no território goiano. Na ocasião, o secretário apresentará as novas instalações da Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e divulgará que o Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), da SES – Governo de Goiás atende em novas instalações. O crie é responsável pelo atendimento ao público em geral que necessita de vacinas especiais de alto custo de rotina e em tempo integral nos casos de urgências.

Uma das iniciativas contra sarampo e pólio, já em execução, é o alerta aos gestores municipais e responsáveis pelas unidades de saúde localizadas em todo o Estado quanto à necessidade de intensificação do monitoramento de casos suspeitos das duas doenças. A outra medida é a realização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, programada pra ocorrer entre os dias 6 e 31 de agosto em todo o Estado.

As ações adotadas SES-GO têm como fundamento a ocorrência, neste ano, de surto de sarampo nos Estados de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo, e o isolamento de um vírus da pólio (derivado vacinal tipo 3) em uma criança não vacinada contra a poliomielite na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil. As duas doenças haviam sido erradicadas no Brasil. “Porém, a situação é extremamente delicada e merece toda a atenção do poder público e o envolvimento da população”, alerta o secretário.

Vacinação

Leonardo Vilela convocará os pais e/ou responsáveis a levarem às crianças aos postos durante a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que acontecerá simultaneamente em todo o País entre os dias 6 e 31 de agosto. O Dia D – de divulgação e mobilização nacional – está agendado para 18 de agosto. A estratégia tem como objetivo manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite nos municípios, bem como vacinar os menores de 5 anos contra o sarampo e a rubéola.

A população alvo desta ação é composta por crianças de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias, correspondendo 364.626 em todo o Estado. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo. É imprescindível que os pais ou responsáveis levem, junto com suas crianças, a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Rede de Frio

Até o dia 20 de julho o Ministério da Saúde enviará 455.900 doses da vacina contra pólio e 437.600 da tríplice viral (caxumba, rubéola e sarampo) à SES-GO, para serem usadas na Campanha Nacional de Vacinação. Elas ficaram estocadas na Central Estadual de Rede de Frio. A CERF, totalmente reformada, é a estrutura física responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição dos imunobiológicos às 18 regionais de saúde e, posteriormente, aos municípios, assegurando a preservação de suas características originais.

Crie atende em novo local

O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) funciona desde o dia 4 de junho em novo local dentro do HMI. Anteriormente, o atendimento era feito em uma sala ao lado do Ambulatório de Ginecologia e agora a assistência à população ocorre em sala que antes abrigava o Laboratório de Patologia, ao lado da Farmácia, em espaço quatro vezes maior que o anterior, com 44 m².

SERVIÇO:

Assunto: entrevista coletiva para alertar sobre a ocorrência de um surto de sarampo nos Estados de Roraima, Amazonas, Rio Grande do Sul e São Paulo e o isolamento de um vírus pólio em uma criança não vacinada na Venezuela, país que faz divisa com o Brasil.

Data: 09 de julho de 2018 – segunda-feira

Hora: 9h30

Local: Rede de Frio da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, localizada na Rua 26, número 10, Bairro Santo Antônio, Goiânia.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo