Medida Certa promove mudança de hábitos em Itarumã

Para promover a qualidade de vida e reduzir os riscos à saúde relacionados à má alimentação e sedentarismo, técnicos em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itarumã, localizada à 370 km de Goiânia, realizou entre os meses de abril e julho o projeto Medida Certa.

Por ele, foram premiadas três pessoas que tiveram melhor desempenho entre as participantes que receberam orientações nutricionais, fisioterapia e de atividade física. Rosilda Freitas Rodrigues foi o destaque do projeto, com redução de 13,6 Kg de peso, seguida por Vanessa Girotto, com redução de 12,5 Kg, e Beatriz Vilela, com diminuiu de 6,5 Kg.

Outras 15 pessoas com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 30, ou seja, em situação de obesidade, também obtiveram redução de peso. Os treinos de preparação física eram realizados quatro vezes por semana, sendo ofertados aos participantes aulas de zumba e hidroginástica no Clube Aquático de Itarumã, e circuito de caminhada e corrida na orla do Lago Dona Júlia.

Com o aumento da obesidade em todo o país, é preciso alertar a população brasileira dos riscos que correm pelo excesso de peso e como ter um estilo de vida saudável pode melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O objetivo do projeto é incentivar hábitos salutares, visando à redução de peso com a prática de exercícios e alimentação saudável, promovendo a melhoria da qualidade de vida.

O projeto, coordenado pela secretária municipal de Saúde, Letícia Teixeira de Oliveira, contou com uma equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, educadora física e fisioterapeuta, e teve o apoio da regional de Saúde.

A secretária Letícia Teixeira destaca que o resultado do projeto foi um sucesso. “Mais do que a redução de peso conquistada pelas participantes, o resultado mais significativo foi a mudança de hábitos e as escolhas saudáveis que todos tiveram. Além disso, devemos considerar a multiplicação dessa iniciativa na vida das famílias de quem participou e daqueles que acompanharam de algum modo o projeto”, finaliza.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo