Novos membros da Cipa tomam posse e participam de treinamento no HMI

Os novos membros votados e indicados pela diretoria para compor a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) – gestão 2018/2019 – tomaram posse e passaram pelo primeiro treinamento na manhã de hoje, 7 de agosto (terça-feira). O evento que empossou 30 colaboradores, sendo que 16 titulares e 14 suplentes, foi organizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt).

O coordenador do Sesmt, Rodrigo Meneses, deu início à solenidade explicando o que é a Cipa, as atribuições e suas principais atividades, além de mostrar os riscos ambientais que podem ocasionar em acidentes de trabalho. Outro ponto bastante enfatizado pelo coordenador foi a importância do envolvimento dos cipeiros. “As reuniões, aliadas às atividades dos componentes da comissão realizadas diariamente tem apenas um benefício: a saúde do trabalhador”, ponderou.

Em seguida, a técnica em Segurança do Trabalho, Eliana Souza, falou sobre os tipos de acidente de trabalho, o fluxo a ser seguido pelo trabalhador vítima de acidente, doenças ocupacionais e legislação previdenciária. A utilização de extintores de incêndio, diferentes tipos, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Proteção Coletiva (EPC) foram assuntos para os técnicos Dhiene Leão e Júnior César Guimarães. Por fim, a presidente da Cipa, Fábia Mendonça, aproveitou a oportunidade para ressaltar o poder que a comissão tem dentro de uma unidade como o HMI. “Quando fui nomeada pela diretoria, enxerguei como mais um momento de contribuição nossa para com os trabalhadores. Então, com vontade, disposição e apoio, podemos desfazer qualquer nó, encarando qualquer desafio que nos for proposto”, incentivou.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo