Profissionais de saúde de Inhumas e Goiânia visitam projeto de Trindade

Equipes de Saúde vencedores das categorias do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família, representados pelos municípios de Goiânia e de Trindade, foram conhecer na sexta-feira, 21, o Programa Melhor em Casa de Trindade, para conhecer a experiência exitosa daquele município. “Esse trabalho de Trindade é uma experiência bem sucedida, que pode servir de exemplo para outros municípios”, explica a superintendente da Superintendência de Política de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), Evanilde Gomides.

O Programa Melhor em Casa, do governo federal, foi apresentado pela secretária de saúde do município, Gercilene Ferreira, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Depois, foi realizada a visita à residência de usuário do programa. O projeto foi implantado há dois anos em Trindade e atende pacientes que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair da sua moradia para se dirigir a uma unidade de saúde, ou ainda para quem esteja em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para seu tratamento.

Para a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Articulação intersetorial da SPAIS, Tânia Gláucia, o projeto não é oneroso, pois reduz sensivelmente o nível de internações. Como o paciente recebe em casa todos os cuidados de que precisa, seu quadro clínico não é agravado. “Esse é o trabalho de promoção e prevenção em Saúde”, avalia.

Melhor em Casa de Trindade

Uma equipe do Programa Melhor em Casa também realizou visita de rotina na casa do corretor de imóveis Luiz Gonçalves da Silva, 58, portador de esclerose lateral amiotrófica, doença que atinge os movimentos e requer cuidados especiais. “Sinto-me um privilegiado por toda assistência que tenho e já sinto melhora com o atendimento”, avalia Luiz, sobre o atendido recebido, que envolve fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

A família de Luiz Gonçalves é uma das 140 atendidas em Trindade pelo programa que conta com 14 profissionais distintos e acompanha, semanalmente, pacientes acamados que recebem desde suplementos nutricionais a camas, fraldas, remédios e tratamento com cirurgião dentista.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo