Saúde realiza capacitações em Itumbiara e Anápolis para o Goiás Todo Rosa

Projeto Goiás Todo Rosa tem como objetivo oferecer a mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família o rastreamento genético, exame preciso e de alto custo

Capacitação envolveu médicos(as), enfermeiros(as) e agentes de saúde da Atenção Primária

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, na quarta-feira (25/09), em Itumbiara, mais uma capacitação do projeto Goiás Todo Rosa, pioneiro no País em teste genético para a detecção precoce do câncer de mama e de ovário primário. O evento reuniu cerca de 200 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde do município e região que atuam diretamente na assistência a mulheres em unidades da Atenção Primária da Saúde. Entre os participantes, a equipe do Hospital Estadual de Itumbiara esteve presente, já que é a unidade que vai realizar o serviço especializado de referência para a Macrorregião Centro-Sudeste.

O projeto Goiás Todo Rosa é uma iniciativa realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) com o objetivo de propiciar a mulheres com histórico de câncer de mama ou de ovário na família a realização do rastreamento genético, um exame preciso e de alto custo. Goiás é o primeiro Estado do País a desenvolver a iniciativa. Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Amazonas têm legislação que prevê o exame, mas ainda não começaram a fazer o teste.

O treinamento contou com a participação da médica mastologista e professora da Faculdade de Medicina da UFG Rosemar Macedo Sousa Rahal, que falou sobre o câncer de mama e identificação das mulheres com perfil para a testagem genética. “A ideia é passar as informações para os profissionais que terão o contato inicial com as pacientes e que vão dar sequência ao processo e encaminhá-las para fazer o teste genético”, pontuou Rosemar.

Também foi apresentado o fluxograma do Projeto Goiás Todo Rosa aos participantes, e a professora e pesquisadora do Centro de Genética Humana da UFG, dra. Elisângela de Paula Silveira Lacerda, falou sobre a realização do teste e como é o atendimento no laboratório. Nesta quinta-feira (26), foi realizada a terceira capacitação da Macrorregião Centro-Norte, em Anápolis.

Yara Galvão (texto) e Iron Braz (foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo