Heelj promove caminhada para conscientização sobre importância da saúde mental

Ação da unidade de saúde do Governo de Goiás em Pirenópolis faz parte dos esforços para ampliar o debate sobre o tema e também levar à população a importância de refletir sobre autoextermínio

Caminhada teve ponto de partida e de chegada a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, o Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ) promoveu, nesta sexta-feira (20/09), a 1ª Caminhada Falar é a Solução. O evento, que percorreu as ruas da cidade com saída do hospital e chegada na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, teve a parceria da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação faz parte dos esforços para ampliar o debate sobre saúde mental e levar à população a importância de refletir sobre a prevenção ao suicídio. Embora a campanha Setembro Amarelo traga visibilidade para o tema, a unidade reforça que o cuidado com a saúde mental deve ser uma pauta constante ao longo do ano, e não apenas em um único mês.

Joseval Brito, diretor administrativo da unidade do Governo de Goiás, destacou o impacto positivo da caminhada e o engajamento da comunidade. “Nosso objetivo é trazer luz a um tema que ainda enfrenta muitos preconceitos. A caminhada foi um símbolo de união e conscientização, mostrando que todos juntos podemos ser agentes de prevenção e apoio”, afirmou Joseval.

João Pedro dos Santos Pereira, diretor executivo da Funev, reforçou que a missão da fundação, de “cultivar vidas, norteado por princípios cristãos”, está profundamente alinhada com a proposta dessa ação. “A Funev tem como princípio cuidar e valorizar a vida em todas as suas dimensões. A caminhada não só fortalece esse compromisso, como também cria um espaço para conscientizar a comunidade de que existem meios de buscar ajuda. Cultivar vidas significa apoiar, acolher e cuidar, e isso casa perfeitamente com a missão do Setembro Amarelo”, comentou o diretor.

A caminhada contou com a participação de diversos profissionais de saúde, voluntários e membros da comunidade, que carregaram cartazes com mensagens de apoio e esperança. Ao final do percurso houve uma palestra para os participantes sobre a importância de cuidar da saúde mental e de estar atento aos sinais de sofrimento em si mesmo e nos outros.

Canais de Ajuda
Se você ou alguém que conhece está passando por dificuldades emocionais, não hesite em buscar ajuda. Existem diversos serviços disponíveis para oferecer suporte:

  • CAPS Pirenópolis – GO

Telefone: (62) 3331-4035
Endereço: R. Humberto Mendonça, Q3 L10 – St. Meia Ponte

  • Hospital Estadual de Pirenópolis Ernestina Lopes Jaime (Heelj)

Telefone: (62) 3331-7500
Endereço: Rua Pirineus, Q Área, s/n – Centro

  • Centro de Valorização da Vida (CVV)

Telefone: 188 (ligação gratuita)

  • Unidade Básica de Saúde

Procure a UBS mais próxima para apoio em saúde mental.

Luna Apóstolo (texto e foto)/Funev

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo