Câncer de mama é alvo de alerta no HMI

Na manhã de hoje, 30 de outubro (terça-feira), os colaboradores do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) lotaram o auditório da unidade, que estava decorado com a cor característica da campanha Outubro Rosa, para participarem de palestra de conscientização sobre o câncer de mama. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do hospital, o evento foi aberto pelo diretor geral Márcio Gramosa, que ressaltou a importância dos exames de prevenção. “É algo que precisa ser feito com frequência. Digo isso pois estou passando por um caso de câncer na família. É uma doença silenciosa que, quanto mais tardia for a descoberta, menores as chances de cura”, destacou.

Em seguida, os presentes se emocionaram com o depoimento da servidora Izaura Rodrigues, que trabalha no HMI há 40 anos e relatou sua experiência com o câncer. “Sempre fui muito cuidadosa com a minha saúde e, mesmo sendo muito assídua com os exames, foram encontrados alguns nódulos na minha mama direita em 2012, mas não era grave. No ano seguinte, durante um check-up, o meu mastologista encontrou anormalidades nas minhas mamas. Ele me passou vários exames para me dar a certeza da doença. Fiquei anestesiada naquele dia”, relatou a servidora, que está curada, mas ainda terá que se medicar contra o câncer até 2023.

O residente em Mastologia do Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Gustavo Queiroz, expôs dados sobre o câncer de mama, como taxa de sobrevivência; fatores de risco; classes do câncer; tipos de prevenção; a importância do auto-exame; tratamentos; e cirurgias reparadoras. “Nós, profissionais da saúde, não podemos deixar os mais próximos sem esse tipo de informação. As pacientes diagnosticadas com câncer de mama merecem todo o nosso carinho e total atenção. Não é algo fácil! Vamos tentar evitar que algo simples se torne grave”, finalizou. O evento ainda contou com a apresentação musical das colaboradoras da unidade, Thays Cambotta e Fernanda Guimarães, além do tradicional registro fotográfico na entrada do HMI com os participantes vestidos com camiseta em homenagem à campanha.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo