IBGH completa 1 ano de gestão do Hospital Estadual de Jaraguá

O mês de novembro marca o aniversário de gestão do Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) à frente do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino Amorim (HEJA). A principal meta do Contrato de Gestão estabelecido entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e a Organização Social era dobrar o número de atendimentos na Unidade.

Mas o IBGH fez muito mais do que isso. Também nesse mês de novembro, o Hospital será reinaugurado após uma reforma completa em suas instalações, com a reabertura do Centro Cirúrgico que estava há anos fechado e novos equipamentos. Todas as obras foram realizadas por etapas garantindo que o atendimento à população não fosse prejudicado.

Reforma completa

Entre os departamentos que receberam investimentos estão o Pronto Atendimento, a sala de internação, a recepção e o laboratório. As enfermarias foram renovadas e climatizadas, assim como os blocos B e C, até chegar ao Centro Cirúrgico.

O Pronto Atendimento compreende a sala de atendimento para urgência e emergência (sala vermelha) e a sala de internação. Além de dois consultórios, raio x, sala de curativo, coordenação de enfermagem, sala de observação e sala de medicação, a reforma englobou ainda a entrada de emergência, por onde chegam as ambulâncias do SAMU, do município e do Corpo de Bombeiros.

Os laboratórios e salas de hematologia e bioquímica foram construídos depois que o IBGH assumiu a administração e já possuem equipamentos novos.

Estrutura de trabalho e mais especialidades

O HEJA também passou por uma reestruturação e ampliou a oferta de consultas no Ambulatório de Especialidades. Esse trabalho contemplou desde o redesenho de fluxos de atendimento e estabelecimento de protocolos, até mesmo intervenções na estrutura para que o ambulatório atendesse às necessidades para atendimento ao público. Agora são ofertadas consultas em ortopedia, clínica médica, pediatria e cirurgia geral.

A instalação das TVs, impressoras e computadores nos consultórios também foi realizada com adição de 30 monitores. Na recepção, uma TV de 50 polegadas orienta os atendimentos por senha, nome do paciente para triagem, controle de ida ao consultório e depois o médico que fará o atendimento.

 

Mais equipamentos

A Unidade agora também conta com novos e modernos equipamentos. Estes equipamentos são capazes de realizar dezenas de exames de forma rápida e segura, com resultados em 20 minutos.

Além disso, a estrutura do laboratório foi reformada. Houve troca de lâmpadas; manutenção do sistema elétrico; implantação de Controle de Qualidade Interno e a criação de Procedimentos Operacionais Padrão, seguindo normas da RDC 302/2005. A nova estrutura atende em média 168 pacientes por dia.

 

Gestão compartilhada

No dia 20 de novembro de 2017, a OS assumiu os desafios da Unidade que foi inaugurada em 1990 pelo Estado de Goiás. Por outro lado, o HEJA permaneceu sob a administração da Prefeitura de Jaraguá até 2017.

Em 2017, por meio do chamamento público promovido pela SES (001/2017), o IBGH foi declarado apto para gerenciar a Unidade.

O HEJA é uma das três Unidades de Saúde gerenciadas pelo IBGH em Goiás. Com sede em Goiânia, o Instituto foi criado em setembro de 2013; para valorizar os talentos humanos, atender as causas sociais e, principalmente, o usuário SUS.

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