Titular da SES-GO representa o Estado em evento nacional de inovação e tecnologia para a saúde, em São Paulo

MV Experience Fórum 2024 reúne profissionais da saúde, estudantes, gestores e especialistas para compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas de transformação na saúde digital

Secretário falou sobre as aplicações do sistema MV nas unidades estaduais de saúde goianas durante mesa redonda

O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Rasível Santos, participou, nesta quarta (04/09) e quinta-feira (05/09), do maior evento de inovação e tecnologia para a saúde do Brasil, que ocorre em São Paulo. O MV Experience Fórum 2024 reúne profissionais da saúde, estudantes de medicina e enfermagem, gestores, além de especialistas em tecnologia e inovação para compartilhar conhecimentos sobre as melhores práticas de transformação na saúde digital.

Durante o evento, o titular da pasta participou da mesa redonda ‘As transformações do sistema público: como a MV tem contribuído para mudar a saúde através da tecnologia’. O MV é um sistema de prontuário eletrônico, que atualmente é utilizado nos 23 hospitais estaduais goianos, nas seis policlínicas e no Hemocentro Estadual. Rasível Santo destacou as funcionalidades do sistema, que reúne o histórico completo de saúde dos pacientes, sendo acessível a todos os profissionais envolvidos no atendimento. “Isso permite um acompanhamento mais preciso e personalizado, agilizando diagnósticos e promovendo a continuidade do cuidado, com impacto direto na qualidade dos serviços prestados”, destacou.

Por meio do MV, também foram implantados em Goiás módulos que abrangem funcionalidades de gestão administrativa, financeira e de suprimentos. “A integração otimiza as operações de suporte à assistência, proporcionando uma gestão mais eficiente e transparente das unidades de saúde”, pontuou o secretário. A pasta, por meio da Gerência de Saúde Digital (GESAD), monitora o uso do sistema, garantindo que o mesmo seja utilizado de acordo com as melhores práticas e diretrizes estabelecidas pela SES-GO, pelo Ministério da Saúde e por outros órgãos reguladores do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Estado de Goiás passou a utilizar o MV em 2020 e por meio dele, desenvolveu uma série de sistemas de inovação em saúde que, inclusive, foram premiados nacionalmente. Entre eles, o Meu Pep, aplicativo que disponibiliza ao cidadão uma gama de informações relacionadas ao histórico de saúde na rede estadual e municipal. A plataforma conquistou o primeiro lugar na categoria Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Cidadão no Prêmio da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC), o mais importante no setor de informática no país.

Outro projeto de sucesso desenvolvido pela SES-GO é o Sistema de Gestão das Unidades de Saúde (Sigus), que lê os dados do MV para acompanhar as metas dos contratos de gestão com as Organizações Sociais de forma 100% automatizada. Por meio do MV, também são obtidas as informações de contratos (notas fiscais), usadas na prestação de contas das OSs que realizam a gestão das unidades de saúde estaduais. Ao todo, 1.709.217 pessoas no estado já foram atendidas com dados de saúde no MV, totalizando quase 10 milhões de atendimentos. Mais de 33 mil trabalhadores da saúde no estado utilizam o sistema.

Sobre a MV
O sistema MV foi desenvolvido por uma multinacional de mesmo nome que impulsiona a transformação digital no setor. Líder no mercado da América Latina, a companhia desenvolve, há 36 anos, softwares inovadores para facilitar a gestão de hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de diagnóstico e redes de atendimento público. A empresa atende, diretamente, mais de quatro mil clientes usuários, assegurando eficiência, agilidade, precisão e segurança nos serviços de saúde. 

Foto: Luiselena Luna Esmeraldo/Sutis
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo