Universitários são premiados com pesquisa sobre o Conecta SUS

Alunos de odontologia da Universidade Paulista (Unip) e de enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e da Faculdade Unida de Campinas (FACUNICAMPS) receberam o primeiro lugar em prêmio do Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC com o projeto “Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, Conecta SUS Zilda Arns Neumann: um relato de experiência”.

Os autores foram Aline Bueno Coelho, Karla Prado de Souza Cruvinel, Flávia Pereira de Souza, Leidy Luana Oliveira e Fabricio Henrique Pereira de Souza que conheceram a estação tecnológica do Conecta por meio dos professores que indicaram o ambiente tecnológico referência internacional em análise e compilação de dados em saúde.

“Como fazemos parte da liga acadêmica de Saúde Coletiva nas universidades, vimos no Conecta uma ferramenta inovadora que mostra ser possível utilizar tecnologia, com levantamento de dados, como importante ferramenta de trabalho, pois cria meios de elaborar estratégias de aperfeiçoamento e monitoramento das políticas públicas de saúde”, disse Fabrício.

O relato de experiência foi desenvolvido a partir da visita técnica dos membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) ao Conecta SUS, em novembro de 2017. A visita foi realizada mediante observação não estruturada das instalações e dependências da unidade, onde os membros da LASC tiveram oportunidade de conhecer o serviço e tirar suas dúvidas.

 Resultados

 No relato dos alunos, o Conecta SUS é descrito como uma organização administrativa informatizada, com profissionais das mais diversas áreas, em especial da saúde.

“Foi possível observarmos de perto indicadores de saúde e socioeconômicos, a partir de um sistema original do Conecta. O Conecta é todo alimentado por dados obtidos do Ministério da Saúde, e dos sistemas de notificação e controle estaduais. Essa dinâmica casa com perfeição o anseio de pesquisadores e especialistas em Saúde para atender uma grande massa populacional”, salientou Fabricio.

O gerente do Conecta SUS Jean Piérre Pereira diz que um dos objetivos do trabalho realizado pela equipe dele é atrair pesquisadores, professores e alunos para colaborarem com o conteúdo produzido e replicarem a experiência.

“Tivemos aqui pesquisadores de várias universidades e países que buscaram como nós um objetivo comum: alinhar estratégias com tecnologia de informação para que na ponta, possamos beneficiar a vida das pessoas e ter subsídios para criar políticas públicas que possam, de fato, trazer mais saúde para os nossos cidadão”, diz Jean.

Conecta SUS

O Conecta SUS, instalado na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES/GO), tem como objetivo compilar, tratar e disponibilizar informações com monitoramento e análise dos indicadores – na área da saúde em especial e socioeconômicos em geral – dos 246 municípios do Estado de Goiás.

A estação tecnológica envolve, ainda, as áreas administrativa, financeira e de planejamento da SES/GO. “Todo trabalho encerra-se na contribuição para elaborar propostas de ações estratégicas dos gestores estadual e municipais, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e, como consequência, os indicadores acompanhados”, diz Jean.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo