Conselho Estadual participa de aula inaugural de novo curso de medicina


O Conselho Estadual de Saúde esteve presente na solenidade de abertura do curso de medicina da Universidade Alfredo Nasser (Unifan), dia 16/12, e foi representado por Neusinho Ferreira, secretário-executivo do CES. A aula Magna contou com a participação de autoridades como os deputados estaduais Ademir Menezes e Marlúcio Pereira e o Secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Paulo Rassi. A primeira turma do curso, que terá início imediato, é formada por 100 alunos.

 

O novo curso é fruto de um trabalho integrado de muitas vontades, incluindo a do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) e a do Conselho Nacional de Saúde (CNS). “O Conselho Nacional e o Estadual foram fundamentais para conquistarmos a 1ª avaliação do MEC e assegurar a qualidade do curso”, avalia Carlos Alberto Vicchiatt, diretor acadêmico da Unifan. Segundo Neusinho Ferreira, a parceria entre as instituições deu resultado porque contou com o empenho de todos. “O endosso para a criação do curso é atribuição do CNS, mas o CES deu todo o suporte e apoio técnico necessários para que o trabalho se desenvolvesse da melhor forma possível”, comenta. O Diretor de Desenvolvimento da Unifan, Divino Eterno, garante que “sem o olhar criterioso do CES in loco, durante todas as reuniões, nós não teríamos avançado tanto e em tão pouco tempo”.


Carlos Alberto Vicchiatt, um dos responsáveis pela elaboração do programa pedagógico do curso, explicou os fundamentos da chamada metodologia ativa. “Nosso programa está assentado em três grandes estratégias de ensino, que são a educação voltada para as necessidades da comunidade, a aprendizagem baseada em problemas e a educação centrada no estudante”, destaca. Para Neusinho “é imprescindível que o curso tenha cuidado na formação para que se crie uma cultura profissional orientada ao SUS, despertando interesse para demandas como o Programa de Saúde da Família, o PSF”.

 

Ascom/CES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo