Inclusão foi tema destaque durante programação do Dia da Pessoa com Deficiência no CRER

No data em que o mundo inteiro celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 03 de dezembro, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, realizou um evento que reforçou o engajamento e a luta do hospital por uma sociedade mais inclusiva. O CRER é referência no atendimento da pessoa com deficiência.

A programação contou com a apresentação do grupo de Ballet Terapêutico do CRER, palestra, depoimentos de pessoas com deficiência e com oficinas de vivências sensoriais, que simularam as dificuldades e desafios enfrentados por quem possui limitações.

“A intenção da instituição ao promover um evento como este é fazer com que a comunidade se coloque, pelo menos por alguns minutos, no lugar de uma pessoa com deficiência, enfrentando todos os desafios e limitações inerentes a esta condição. Mais do que oferecer atendimento, também queremos promover a reflexão e a conscientização das pessoas sobre o tema”, explicou o supervisor de Fisioterapia Ambulatorial do CRER e organizador do evento, Rogério de Castro.

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência no CRER envolveu colaboradores, usuários do hospital, alunos do Colégio Integrado do Jaó e estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A supervisora de estágio dos universitários, Daniela Alves, comemorou a oportunidade dos estudantes participarem do evento.

“Participando desse evento, os alunos estão tendo a oportunidade de terem contato com as dificuldades e limitações enfrentadas pelas pessoas com algum tipo de deficiência. Esse tipo de vivência deveria ser obrigatória desde o início da graduação para a formação de profissionais mais completos”.

O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, Hebert Batista Alves, destacou as conquistas alcançadas pelas pessoas com deficiência. O trabalho desenvolvido no CRER foi elogiado pelo jurista.

“Nesse Dia da Pessoa com Deficiência destaco o trabalho desenvolvido pelos centros de reabilitação no país. Neste contexto, o CRER se destaca como referência nacional na excelência do atendimento em reabilitação e na luta pela inclusão da pessoa com deficiência”.

O evento em alusão ao Dia da Pessoa com Deficiência foi realizado nesta segunda-feira (3/12) no auditório Valéria Perillo, na unidade. O circuito de atividades de vivência, que simulam os desafios enfrentados pela pessoa com deficiência, foi realizado na quadra do hospital.

“Pela primeira vez me coloquei no lugar de uma pessoa com deficiência física. Não imaginava que era tão difícil e com tantas limitações. Gostei muito de participar”, disse Isadora Chagas Moreira, estudante que participou da oficina de vivência.

Referência

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é referência no atendimento à pessoa com deficiência. O hospital é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro Especializado em Reabilitação (CER) IV, por sua atuação na reabilitação das pessoas com deficiência física, auditiva, visual e intelectual.

Além disso, o CRER é o primeiro hospital de reabilitação do País e o primeiro hospital público do Centro-Oeste com o certificado de Acreditado com Excelência – Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo