PenseSUS amplia acesso e cria canal de comunicação
O site PenseSUS – A reflexão fortalece essa conquista completa um ano no ar neste mês de maio, seguindo com a sua missão de reunir conteúdos diversos que contribuam para o debate e a disseminação de informação sobre as políticas de saúde no país.
Com o intuito de dar voz às mais diferentes representações e manter o site atualizado, com conteúdo qualificado e diverso, o PenseSUS vem consolidando um Conselho Curador, com pesquisadores, profissionais de saúde e membros da sociedade civil organizada.
Para Karen Athié, membro do Conselho Curador do site PenseSUS e pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LILAPS/Uerj), o PenseSUS pode ser um instrumento para reflexão, para que as pessoas possam discutir a saúde delas, no Brasil, e a saúde que querem ter daqui para frente. É também uma oportunidade de divulgar o trabalho dos profissionais de saúde e o SUS, para que as pessoas entendam o sistema e suas particularidades: “é uma oferta muito mais clara, que propõe a continuidade de cuidado, diferente do consultório médico particular, é importante que as pessoas tenham essa opção e entendam a diferença”, complementa.
De acordo com Felipe Machado, membro do Conselho Curador do site PenseSUS e professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), “o Pense SUS é um espaço importante para disseminação do pensamento na saúde que poderia ser mais apropriado pelas instâncias de participação na saúde, como forma mesmo de qualificação do pensamento e da atuação política“.
Em sintonia com a ideia de atender melhor ao usuário do Sistema Único de Saúde, de melhoria nas condições de trabalho e nas práticas de saúde, desde o seu lançamento, foi inserido o verbete Humanização. Outro acréscimo ao site foi o Fale Conosco, como mais uma forma de escuta e comunicação com o público em geral.
Neste momento, o processo de indexação vem sendo aperfeiçoado e, com isso, os conteúdos do site estão aparecendo com destaque nos mecanismos de busca por informações sobre o SUS. Neste primeiro ano, o PenseSUS teve aproximadamente 50 mil usuários, com mais de 115 mil visualizações de páginas, também como reflexo das articulações com instituições parceiras e uma série de ações de atualização regular de conteúdos e divulgação.
Para marcar este primeiro aniversário, membros do Conselho Curador analisam os principais desafios para a consolidação do SUS e as perspectivas para a saúde com a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde.
Fonte: PenseSUS