Médicos recebem atualização sobre manejo clínico de dengue

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Leonardo Reis, participou nesta quarta-feira, 12, no Hotel San Conrado, em Goiânia, do Seminário sobre Manejo Clínico de Dengue. O evento foi realizado pela Coordenação de Média e Alta Complexidade da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Spais), da SES-GO.

Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e técnicos. O objetivo foi de reforçar para as equipes de saúde o correto manejo de pacientes com dengue, além de terem a responsabilidade de disseminarem tais conhecimentos para profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) – presente nos 246 municípios goianos – e para médicos e demais profissionais que atuam em todo Estado.

“Vamos divulgar esse trabalho em todos os nossos canais de comunicação. Para garantir a assistência adequada, é fundamental que todos os médicos goianos se atualizem nos protocolos de atendimento aos pacientes com sintomas de dengue e das outras doenças transmitidas pelo mosquito aedes”, diz Leonardo.

O evento acontece, ainda, no dia 13 e envolve mais de 100 médicos que atuam em unidades públicas ou conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Participam, em especial, os que prestam atendimento às vítimas de dengue.

De acordo com a superintendente de Políticas de Atenção Integral da Saúde (Spais), Evanilde Costa Gomides, a importância do encontro é melhorar a qualidade do manejo clinico dos pacientes enfermos partindo da porta de entradas ao serviço público de Saúde que é a Estratégia de Saúde da Família. “Estamos reproduzindo o protocolo e padronizado de atendimento que já está na rotina dos profissionais da atenção primária”, diz.

Casos

O coordenador-geral de Ações Estratégicas em Dengue da SES-GO, Murilo do Carmo diz que houve aumento de 20% do número de mortes por dengue, com relação ao mesmo período do ano passado. Sendo 53 em 2017 e 62 em 2018 e que na capacitação estão sendo repassadas informações sobre perfil e quadro clínico dos pacientes que morreram em decorrência da doença.

O Boletim Epidemiológico da Dengue, relativo à Semana Epidemiológica 48 (01/12), revela que neste ano foram confirmados 59.307 casos de dengue no Estado, o que indica um aumento de 27,03% dos casos em relação ao ano passado.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo