Comissão aprova manifestação pública e nota de repúdio a reforma da previdência
A Comissão de Orçamento e Finanças – CIMEOF – de Saúde de Goiás – CES-GO aprovou nesta terça (21 de março de 2017) uma manifestação pública e nota de repúdio a reforma da previdência, proposta pelo Governo Temer. ” A Reforma da Previdência proposta pelo governo federal afetará, entre outras ações, os benefícios assistenciais destinados aos idosos e às pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, conhecido como Benefício de Prestação Continuada (BPC). E isso afetará sobremaneira a sobrevida e saúde mental e física da população mais vulnerável do Brasil.” Afirma o presidente do CES, Liorcino Mendes.
O BPC possibilita a pessoas nestas condições uma renda per capita de até um quarto de salário mínimo e beneficia atualmente mais de quatro milhões de famílias, o que soma aproximadamente 16 milhões de pessoas. A reforma prevê ainda a elevação progressiva da carência mínima de 65 para 70 anos para a concessão do benefício, o que contraria o Estatuto do Idoso.
A Comissão está discutindo o relatório de gestão da saúde de Goiás de 2015 e 2016. Por outro lado foi discutido a série de matérias da Jornalista Fabiana Pucineli, do Jornal o Popular sobre as OSs da área de Saúde de Goiás. A Comissão propôs convidar Fabiana para dar uma palestra aos Conselheiros de Saúde sobre o tema.
Jornalista: Liorcino Mendes