Unidades Regionais da Agrodefesa reforçam ações para implantação de Serviços de Inspeção Municipal
Por todo o Estado, a Agência e parceiros buscam mobilizar as prefeituras municipais sobre a importância do SIM e os benefícios, especialmente para agroindústrias familiares

O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Ricardo Caixeta Ramos, se reuniu na segunda-feira (31/03), com o prefeito de São Luís de Montes Belos, Júnior da Receita, e vereadores do município para tratar da implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na oportunidade, também visitou a Unidade Regional Rio dos Bois, onde alinhou demandas e ouviu servidores que atuam na região.
A implantação do SIM nos municípios tem sido buscada pelo esforço integrado entre a Agrodefesa e diversos órgãos, com o objetivo de fortalecer a produção de alimentos seguros, especialmente nas pequenas agroindústrias. “Além de beneficiar a população, com a garantia da inspeção de produtos de origem animal, para que sigam as exigências sanitárias de produção, o SIM também é uma forma de regularizar essas pequenas agroindústrias, gerando renda e agregando valor a esses produtos”, explica o presidente José Ricardo.
Na visita a São Luís de Montes Belos, estiveram presentes também o chefe de gabinete da Agrodefesa, Vinícius Teixeira; o coordenador regional, Israel Mendes Ivo; o assessor da Presidência, Edmar Cardoso; servidores da Regional Rio dos Bois; e os vereadores Pr. Urias Lorenço, Geovana Carvalho e Reinaldo da Reforma.
Ainda referente às ações do SIM, a Unidade Regional Rio Caiapó promoveu uma visita de representantes da Prefeitura Municipal de Iporá à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Diretoria de Inspeção Sanitária de Jataí, para entender os passos executados naquele município para implementação do SIM.

Participaram o coordenador regional Valfrido Morbeck, o fiscal Murilo Garcia, o secretário de Agricultura de Iporá, Luizmar Peixoto, e demais servidores municipais. Foram recebidos em Jataí pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Ricardo Goulart, pela diretora da Inspeção Municipal, Isadora Morais, e fiscais de inspeção sanitária, Jaqueline de Brito e José Acácio Neto.
Catalão
Na semana passada, outro importante passo foi dado para fortalecer a implantação do SIM em mais um município. Servidores da Unidade Regional Rio Corumbá e da Gerência de Inspeção da Agrodefesa estiveram em Catalão oferecendo um treinamento aos gestores municipais e agentes públicos da Secretaria Municipal de Agricultura. Além disso, os municípios de Ipameri, Orizona e Silvânia também estavam presentes no treinamento, buscando mais capacitação e orientações para o serviço oferecido em seus municípios.
Pela Agrodefesa, estiveram presentes o gerente de Inspeção, Paulo Viana; o coordenador da Regional Rio Corumbá Lúcio Costa; e os fiscais estaduais agropecuários Fernanda Balestra (Geinsp), Marcela Cabral e Livia Bonach (UR Rio Corumbá).

Sobre o SIM
O SIM é executado pela Prefeitura e é uma importante ferramenta de fomento à economia dos municípios, dando oportunidade principalmente para agricultores familiares e agroindústrias de pequeno porte para expandirem a venda de seus produtos.
Um produto que conquista um selo de inspeção leva consigo a garantia de que ele foi produzido dentro das normas de boas práticas sanitárias, e cumprindo os requisitos legais cabíveis para que sua comercialização, no caso do SIM, para os produtos municipais.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás


