Regionais Rio Paranã e Rio Itiquira recebem treinamento em Vigilância Ativa











 





Dando continuidade às rodadas de treinamentos em Vigilância Ativa para Febre Aftosa, a Gerência de Sanidade Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) está promovendo mais duas capacitações técnicas, dessa vez nas Regionais Rio Paranã e Rio Itiquira. Na última quarta-feira (26), foram os médicos veterinários da Rio Paraná que receberam as orientações, no município de Posse. Já nesta quinta-feira (27), parte dos profissionais da Rio Itiquira passarão pelo treinamento. O evento está sendo realizado em Formosa.

O objetivo do treinamento é a padronização das ações de vigilância ativa em Febre Aftosa em propriedades de maior risco para a doença, coleta de materiais e lançamentos dos termos de fiscalização no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago). Segundo a Coordenadora do Programa de Enfermidades Vesiculares (PEEV) da Agrodefesa, Mercia de Oliveira, a ação é dividida em teoria e prática.

Mercia conta que na teoria são discutidos a vigilância ativa para Febre Aftosa, propriedades de maior risco, receptividade e vulnerabilidade, alerta sanitário e coleta de material suspeito para síndromes vesiculares, marcação de propriedades de maior risco, preenchimento e lançamento de termos de fiscalização no Sidago, relatórios e noções de epidemiologia. “Já na prática são feitos procedimentos de vigilância ativa e coleta de material para sorologia e isolamento viral”, explica ela.

De acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte do Plano de Ação do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares, que visa o treinamento de todos os fiscais estaduais agropecuários – médicos veterinários, zootecnistas e agentes de fiscalização – que desenvolvem seus trabalhos em Unidades Locais da Agrodefesa. O próximo evento será no dia 1º de novembro, no município de Ipameri.













 



Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa / Fotos: Gesan/Agrodefesa

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo