Presidente da Agrodefesa tem reunião administrativa com deputado estadual Amauri Ribeiro e comitiva
O presidente da Agrodefesa, José Essado Neto, se reuniu hoje (4/4) com o deputado estadual Amauri Ribeiro, que esteve acompanhado de assessores e empresários produtores de linguiça, ocasião em que foram tratados temas administrativos diversos, dentre eles aspectos relacionados à presença de equídeos em eventos pecuários como exposições, provas equestres e cavalgadas e também questões relacionadas ao processamento de produtos de origem animal. Da Agrodefesa estiveram presentes também os gerentes de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior, e de Cadastro, Convênios e Inspeção, Paulo Roberto Lucas Viana Filho.
Especificamente no caso dos equídeos foram abordadas as normativas legais relacionadas à emissão de Guias de Trânsito de Animais (GTA) e seus respectivos exames Anemia Infecciosa Equina (AIE) e Mormo. O presidente da Agrodefesa informou que o Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário– LabVet está preparado para realizar os exames necessários. Além disso, ficou acertado que a Gerência de Fiscalização Animal irá elaborar uma apresentação das normas que regulam a presença dos equídeos nos eventos, de forma clara e objetiva, para eliminação de dúvidas sobre os procedimentos. Esta ação será desenvolvida em todo o Estado e contará com apoio do parlamentar.
Alimentos
Os empresários que fabricam linguiça pediram informações detalhadas da Instrução Normativa nº 04, de 31 de março de 2000, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que trata da Regulamentação Técnica da Identidade e Qualidade (RTIQ) das linguiças.
Eles solicitaram também que haja maior integração da Agrodefesa com os órgãos do Meio Ambiente no sentido de dar agilidade nas liberações ambientais, visto que, para alguns casos, o alvará é pré-requisito para a regularidade das empresas junto à Agrodefesa. Ficou acordado que o presidente José Essado, juntamente com as áreas técnicas da Agência, farão reuniões com dirigentes do Mapa e do Meio Ambiente em Goiás, para tratar das questões apresentadas.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546