Governança nos processos, com foco nos resultados
Renan Willian Martins é diretor de Gestão Integrada da Agência Goiana de Defesa Agropecuária
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) é um órgão do Governo de Goiás que desenvolve um trabalho extremamente importante para assegurar a produção de alimentos saudáveis e o desenvolvimento do agronegócio goiano. É por meio de ações, projetos, programas e atividades da pasta que Goiás consegue prevenir, controlar e combater pragas e doenças que podem impactar lavouras e rebanhos, e causar prejuízos econômicos a diferentes setores produtivos no Estado.
Para cumprir o que prevê a ‘visão’ da Agência, que é difundir a importância da defesa agropecuária e contribuir com a sustentabilidade sanitária, ambiental e econômica do agronegócio em prol da sociedade goiana, é necessário ir além da atuação de campo. É preciso todo um trabalho de planejamento dos processos, que engloba transparência, ética, responsabilidade e gestão de riscos.
Esses termos são eixos que integram o Compliance Público do Estado de Goiás, programa criado para ser um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais, bem como garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos.
Desde a instituição do programa em Goiás, a Agrodefesa tem adotado todas as orientações e os procedimentos necessários, porque entende que é uma forma de melhorar a governança institucional, fortalecer as ações da pasta, além, é claro, de garantir políticas eficazes e que tragam realmente retorno para a Agência e para a sociedade.
No caso específico do eixo gestão de riscos, toda a política seguida pela Agência, desde 2019, possibilitou soluções para diversos entraves e problemas no órgão, alguns inclusive históricos. Como resultado prático, o nosso setor de finanças identificou um risco relacionado a uma frustração de recebimento de receitas advindas de infrações relacionadas ao descumprimento de normas sanitárias.
O trabalho exigiu a participação de diferentes departamentos da Agência, envolvendo desde estruturação de setor, passando por informatização de processos e principalmente adoção de procedimento padrão. Pelas ações, de imediato, nós elevamos o recebimento destas receitas, em torno de 25% do seu potencial, para cerca de 70%. Para se ter uma ideia, haviam meses com receitas inferiores a R$ 150 mil reais. Só no mês de agosto de 2023, alcançamos o recorde de R$ 1 milhão arrecadado em um só mês. Isso mostra governança nos processos, com foco em resultados.
Talvez o mais relevante seja a mudança de cultura na Agência, com a adoção da gestão de riscos em todos os processos. Temos a convicção de que várias melhorias estão nas nossas mãos. Só precisamos ter um norteador para alcançarmos resultados cada vez melhores, sempre com dedicação e trabalho em equipe.
Todo trabalho e envolvimento teve outro reconhecimento no Estado. É que, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, a Agrodefesa conquistou o primeiro lugar no ranking do Programa de Compliance Público do Governo de Goiás, promovido e auditado pela Controladoria-Geral de Governo. Um orgulho para todos os servidores da pasta, que sempre estiveram empenhados em desenvolver os pilares previstos no programa. É uma evidência ainda da maturidade alcançada pela Agrodefesa em seus processos e atuação, sempre com compromisso em atender com excelência o cidadão.
Este artigo foi publicado no portal A Redação. Confira