Conexão Regional chega a Itaberaí e fortalece diálogo entre servidores e diretoria da Agrodefesa

Com o nono encontro, realizado com a equipe da Regional Rio Vermelho, iniciativa promove integração e busca soluções para os desafios do dia a dia no campo

A diretoria da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) esteve em Itaberaí nesta quinta-feira (18/9) para mais uma edição do Conexão Regional. O encontro reuniu 40 servidores da Unidade Regional (UR) Rio Vermelho em um diálogo aberto sobre as demandas, os avanços e as oportunidades de melhoria no trabalho de defesa agropecuária em Goiás.

A necessidade de ouvir quem está na linha de frente foi o tom do discurso do presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos. “Nem sempre em Goiânia sentimos o calor da ponta, de quem está fazendo o atendimento no campo. É ali que as coisas acontecem”, ressaltou. Ele reconheceu que, embora o quadro de servidores seja enxuto diante do ritmo de expansão do agronegócio goiano, a tecnologia é uma aliada para superar os desafios.

Criar um ambiente de confiança foi o ponto destacado pelo diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira. “O propósito é nos conhecermos melhor e ouvir as dificuldades que vocês enfrentam. Queremos que se sintam livres para comunicar com a gente, sem distanciamento”, afirmou, incentivando a participação ativa dos servidores.

As questões de infraestrutura, um ponto sensível para as equipes, foram tratadas com transparência pelo diretor de Gestão Integrada, Renan William. Ele detalhou os esforços para modernizar a agência: “Saímos de computadores 100% sucateados para atingir agora 65% de equipamentos atualizados. É um passivo que estamos vencendo aos poucos. Estamos trabalhando para chegar a 100%”.

O coordenador da UR Rio Vermelho, Douglas Simões, citou que a regional abrange municípios de alta importância econômica para o agronegócio goiano e muitas vezes localizados a grandes distâncias. “São 26 mil propriedades com exploração animal, e mais de 700 de exploração vegetal. Um dos principais desafios é melhorar a estrutura dos escritórios locais”, disse ele.

A gerente de Educação Sanitária, Telma Gonzaga, contou que o projeto Conexão Regional nasceu do desejo do presidente José Ricardo de “conhecer a realidade das regionais e dar aos servidores uma oportunidade de falar de forma franca e aberta”.

Regionais conectadas
O Conexão Regional é um projeto itinerante que já percorreu nove unidades da Agrodefesa. Os encontros anteriores ocorreram em Formosa (UR Rio Itiquira), Posse (UR Rio Paranã), Rio Verde (UR Rio Verdão), Jataí (UR Alto Araguaia), Itumbiara (UR Rio Paranaíba), Catalão (UR Rio Corumbá), Porangatu (UR Rio do Ouro) e Ceres (UR Rio das Almas).

Sobre a UR Rio Vermelho
A Unidade Regional Rio Vermelho tem um papel estratégico na economia goiana, com o maior rebanho bovino do estado, um total de mais de 3,7 milhões de cabeças de gado, segundo a primeira etapa de Declaração de Rebanho de 2025, abrangendo também uma área de forte vocação para a agricultura. A produção de grãos e a avicultura são pilares econômicos da região.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo