Lançamento do Programa de Compliance Público 2025

Premiação avalia práticas de integridade, governança e transparência nos órgãos públicos do Estado de Goiás

Representantes da Secretaria Executiva do PCP na Agrodefesa. Crédito: Divulgação

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) esteve presente, nesta quarta-feira (30/04), no lançamento do Programa de Compliance Público do Poder Executivo Estadual (PCP) 2025. O evento foi realizado no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, e reuniu representantes de diversos órgãos e entidades da administração pública estadual.

Promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), o programa visa estimular a adoção de práticas de integridade, ética, transparência e eficiência no setor público, com foco na conformidade legal e na boa governança. Durante o evento, foram apresentados os regulamentos atualizados dos quatro prêmios que compõem o PCP: Goiás + Transparente, Ética e Responsabilidade, Ouvidoria Pública e Governança.

As premiações avaliam o desempenho dos órgãos com base em critérios técnicos e metas estabelecidas pela CGE-GO. A classificação é dividida em três categorias: Diamante, Ouro e Prata.

Participaram do evento os membros da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira (assessora da Presidência e coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê), Jacqueline Pereira Gomes (assessora da Presidência), José Reis de Sousa Filho (membro do Colegiado de Defesa Vegetal e Responsável pelo Eixo Transparência), Ramon Rizzo Vasques (membro da comissão de Sindicância/Presidência) e Karla Caetano Fernandes (assessora da Chefia de Gabinete e responsável pelo eixo Ouvidoria).

Referência
Na edição de 2024, a Agrodefesa atingiu a pontuação máxima em todas as categorias, sendo reconhecida com o Selo Diamante – um feito que evidencia o elevado padrão de gestão adotado pela Agência.

“O reconhecimento reflete o compromisso da Agrodefesa e de seus servidores com o desenvolvimento sustentável do Estado, pautado pela responsabilidade, transparência e os mais elevados padrões éticos e morais da gestão pública empregados diariamente na realização de suas atividades”, destacou o presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos, relembrando a conquista do ano anterior.

Para a edição de 2025, a expectativa é manter o desempenho de excelência e continuar avançando na consolidação da cultura de integridade institucional. “Receber o Selo Diamante em 2024 foi um reconhecimento importante, mas também uma grande responsabilidade. Estamos empenhados em manter esse padrão, aprimorando continuamente nossos processos e a entrega de serviços à sociedade goiana”, afirmou o diretor de Gestão Integrada da Agrodefesa, Renan Willian Martins.

A coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê Setorial do Programa de Compliance da Agrodefesa, Elíria Alves Teixeira, também comentou sobre os próximos passos da instituição dentro do PCP. “A cultura de Compliance já está enraizada na rotina da Agência. Nosso objetivo, agora, é fortalecer ainda mais esse compromisso, promovendo ações que envolvam todas as áreas e incentivem a melhoria contínua dos serviços prestados. Estamos confiantes de que a Agrodefesa seguirá como referência em governança e integridade no serviço público”, avaliou.

O Programa de Compliance Público tem se consolidado como uma importante ferramenta de transformação na gestão pública em Goiás. Ao participar ativamente das ações propostas pela CGE-GO, a Agrodefesa reafirma seu papel estratégico na construção de uma administração cada vez mais eficiente, ética e voltada para os resultados que importam ao cidadão.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo