Agrodefesa participa de discussões sobre defesa agropecuária e leva ações de educação sanitária aos visitantes da Tecnoshow Comigo

Entre as atividades realizadas, equipe da Agência participou da Caravana do SIM e de discussões sobre o bicudo-do-algodeiro, além de ações institucionais e reuniões estratégicas

Fotos: Agrodefesa e Secom Goiás.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) marcou presença em diversas atividades realizadas junto ao Governo de Goiás na 22ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde, no Sudoeste Goiano. O evento foi realizado de 07 a 11 de abril e é considerado uma das principais feiras de tecnologia rural do País. A Agência aproveitou o momento para realizar ações institucionais e de educação sanitária junto a diferentes públicos presentes no evento.

Na segunda-feira (07/04), equipe técnica e diretoria da Agrodefesa prestigiaram a abertura oficial da Tecnoshow Comigo. O diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, representou o presidente José Ricardo Caixeta Ramos, na solenidade, que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, que transferiu simbolicamente a capital do Estado para o município, em razão da realização da feira tecnológica.

A transferência da capital está prevista na Lei Estadual nº 20.425/19. Durante os cinco dias do evento, os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — estiveram instalados no município, permitindo que o governador, secretários e chefes de poder despachassem diretamente do coração do agronegócio goiano. A Agrodefesa participou da feira, realizando ações estratégicas de interlocução com o segmento.

“A Tecnoshow Comigo é uma das maiores feiras de tecnologia rural do País e, além disso, uma grande vitrine de produtos e oportunidade de difusão de conhecimento. Por isso, para a Agrodefesa, poder estar presente no evento contribui de maneira significativa para inserirmos discussões sobre defesa agropecuária na pauta apresentada pelo Governo de Goiás na programação”, destaca o presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.

Durante a abertura, o governador destacou o compromisso do governo estadual com o agronegócio, a importância da feira e o seu papel como uma das maiores vitrines de tecnologia e inovação para o agronegócio nacional. “A Tecnoshow é uma verdadeira escola, que qualifica profissionais e leva inovação para os quatro cantos do estado. O Governo de Goiás caminha lado a lado com a feira e com todos que trabalham pelo desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou Caiado, que estava acompanhado da coordenadora do Goiás Social, a primeira-dama Gracinha Caiado.

Além do diretor Rafael Vieira, também estiveram presentes na abertura da feira, o chefe de gabinete, Vinícius Teixeira; os gerentes Denise Toledo (Sanidade Animal), Leonardo Macedo (Sanidade Vegetal), Anna Carla Luccas (Laboratório de Análise de Sementes) e Telma Gonzaga (Educação Sanitária); o coordenador da Unidade Regional Rio Verdão, Giovani Miranda; e servidores da pasta.

Inspeção de alimentos e sanidade vegetal

Ainda dentro da participação da Agrodefesa na Tecnoshow Comigo, a Agência integrou uma ação da Caravana do SIM, para orientar sobre a importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) especialmente a representantes indústrias e gestores de prefeituras que visitaram a feira, na quinta (10/04).

Participaram desta edição da Caravana do SIM, além da Agrodefesa, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária (Emater), a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO) do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar Goiás).

Pela Agrodefesa, estiveram presentes o diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, e os fiscais estaduais agropecuários da Gerência de Inspeção, Flávia Ribeiro, Fernanda Pacheco e Fábio Alves. Também participaram: pela Seapa, a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato, e o gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuária, André Lousa; o presidente da Emater, Rafael Gouveia; André Brandão, representando o Mapa; além de representantes das Prefeituras de Jataí e Hidrolândia, que apresentaram o SIM de seus municípios como cases de sucesso.

A Caravana busca apresentar o SIM a prefeituras que ainda não implementaram o serviço de inspeção em seus municípios. Trata-se de uma ação de educação sanitária, com foco ainda em tirar dúvidas e incentivar a operacionalização do serviço de inspeção nos municípios.

“A Agrodefesa e os parceiros que integram a Caravana do SIM têm buscado motivar e orientar as prefeituras municipais para implementarem o SIM nos municípios. O SIM é executado pela Prefeitura e é uma importante ferramenta de fomento à economia dos municípios, dando oportunidade principalmente para agricultores familiares e agroindústrias de pequeno porte para expandirem a venda de seus produtos”, ressaltou o diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira.

Outra discussão importante realizada dentro da programação da Tecnoshow Comigo, com a participação da Agrodefesa, foi uma reunião estratégica sobre o bicudo-do-algodoeiro. O besouro é uma das principais pragas que afetam a cotonicultura e a reunião técnica foi realizada dentro do estande da Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa) e Instituto Goiano de Agricultura (IGA).

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, e equipe da Agência participaram de reunião que incluiu além da Agrodefesa e Agopa/IGA, outras instituições como Seapa, Mapa e Batalhão Rural. O principal destaque foi para o alinhamento de estratégias para o fortalecimento das ações de combate ao inseto, especialmente em relação ao monitoramento e transporte do caroço de algodão.

Conexão Regional

Ainda na quinta-feira (10/04), a Agrodefesa aproveitou a realização da feira para dar continuidade ao projeto Conexão Regional. A iniciativa foi realizada junto à Unidade Regional Rio Verdão, dentro do estande do Sistema Faeg/Senar na Tecnoshow Comigo.

Com a participação de gestores da Agrodefesa e de servidores da UR Rio Verdão e de Unidades Operacionais Locais que integram a regional, o encontro propôs um maior alinhamento de ações, incluindo também a integração com outras instituições, como sindicatos rurais, Sebrae Goiás e o Sistema Faeg/Senar.

Estiveram presentes o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos; os diretores de Gestão Integrada, Renan Willian Martins, e de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira; o chefe de gabinete, Vinícius Teixeira; o chefe de Comunicação Setorial, Fernando Dantas; os gerentes Telma Gonzaga (Educação Sanitária), Denise Toledo (Sanidade Animal) e Leonardo Macedo (Sanidade Vegetal); o coordenador da Unidade Regional Rio Verdão, Giovani Miranda; e servidores da regional e de unidades locais da Agência.

Também participaram o secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende; o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges; o presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Otávio Teles Fonseca; e o analista de agronegócio do Sebrae Goiás, Vitor Hugo Duarte.

Tecnoshow Comigo

Nesta edição, a Tecnoshow Comigo discutiu a sucessão familiar no campo, com palestras e orientações para preparar as novas gerações na gestão das propriedades rurais. Ao todo, foram 695 expositores, mais de 40 palestras técnicas e um estande exclusivo do Governo de Goiás, que apresentou as ações e programas voltados ao setor produtivo.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo