Agrodefesa participa da programação da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde

Governo de Goiás marca presença no evento, que é considerado uma das maiores feiras de tecnologia rural do País. Entre os temas promovidos pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária, na programação, está a divulgação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Estande do Governo de Goiás na edição 2023 da Tecnoshow Comigo. Crédito: Enio Tavares

O Governo de Goiás participa na próxima semana, entre os dias 8 e 12 de abril, da programação da Tecnoshow Comigo, realizada em Rio Verde, na região Sudoeste do Estado, e considerada uma das maiores feiras de tecnologia rural do País. Diversas pastas integrantes da gestão estadual realizarão atividades durante a semana, dentro da programação da feira, incluindo a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que deve divulgar informações a respeito da implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

A abertura do evento, programada para o dia 8, deverá contar com a presença do governador Ronaldo Caiado e autoridades nacionais, estaduais e da região. Conforme explica o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o Governo de Goiás é parceiro de longa data da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano, a Comigo, que realiza o evento, e a participação das diversas pastas, como Agrodefesa, Emater e Seapa, contribui para ampliar o alcance das políticas públicas do Estado, chegando até os visitantes da feira. “A Tecnoshow Comigo é uma referência para o Brasil em termos de difusão de tecnologia e conhecimento e, sabendo disso, o Estado busca apoiar essa realização e levar também informações aos diversos públicos do evento, desde produtores rurais, estudantes e moradores da região, até prefeitos e lideranças”, ressalta.

Há a expectativa de que seja entregue pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante a cerimônia de abertura, o Título de Reconhecimento da Equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), e padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar, habilitando o município comercializar os produtos de origem animal em todo o País. “A Agrodefesa participa ativamente na capacitação do poder público municipal para que ele esteja apto a atestar a qualidade das boas práticas para que um produto local seja comercializado em todo território nacional”, explica o gerente de Inspeção da Agrodefesa, Paulo Viana.

SIM
Na quarta-feira, dia 10 de abril, a Agrodefesa realizará uma agenda especial com prefeitos e secretários de agricultura e de saúde, dentro do estande do Governo de Goiás, para abordar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A reunião é uma ação de educação sanitária da Rede Proesa Goiás e será coordenada pela Agrodefesa, com a participação do gerente de Inspeção, Paulo Viana, que vai abordar aspectos práticos e benefícios para a adoção do sistema.

Atualmente, dos 246 municípios goianos apenas 13 deles possuem Sistema de Inspeção Municipal (SIM) habilitado. Conforme explica o gerente de Inspeção da Agrodefesa, é prerrogativa do poder público atender aos anseios dos produtores locais que buscam formalizar sua produção, para atender o mercado local. “Existem muitos casos em que produtores rurais e empresários de pequeno porte revertem sua produção para o comércio local. Esse pequeno produtor precisa da formalização junto à prefeitura para regularizar o seu comércio. O que a Agrodefesa faz é contribuir para capacitar os agentes municipais, sejam os vinculados à vigilância sanitária, ou mesmo um veterinário que atue na prefeitura, a realizar a inspeção nestas situações e conferir o selo que permite a comercialização local”, explica Paulo Viana.

Um produto que conquista um selo de inspeção leva consigo a garantia de que ele foi produzido dentro das normas de boas práticas sanitárias, e cumprindo os requisitos legais cabíveis para que sua comercialização seja feita dentro dos limites permitidos que são: comércio local (para produtos com selo SIM); comércio intermunicipal (para produtos com Selo de Inspeção Estadual – SIE) e comércio nacional e internacional (para produtos com Selo de Inspeção Federal – SIF).

O gerente de inspeção da Agrodefesa ainda explica que, para possibilitar a implantação do Serviço de Inspeção Municipal em municípios onde há poucos servidores voltados para a vigilância sanitária, é possível montar um consórcio onde um profissional veterinário é contratado para atender a mais de uma cidade simultaneamente. “Nestes casos, eles precisam ter estabelecido legalmente o serviço em âmbito municipal”, esclarece.

Paulo Viana explica que a Agrodefesa está disponível para oferecer capacitação aos municípios que buscam implantar o Serviço de Inspeção Municipal. “Oferecemos todas as orientações necessárias para a implantação do sistema, desde como criar a legislação para a sua criação, até o passo a passo de como oferecer uma política pública de atendimento e formalização para os produtores familiares e de pequeno porte, garantindo dignidade, renda e acesso ao mercado formal. A nossa intenção é fortalecer a inspeção desses produtos na ponta, para que possamos estender os controles sanitários aos mais variados produtos e, com isso, evitar fontes de contaminação, disseminação de doenças e demais prejuízos à saúde pública”, alega.

A programação da Tecnoshow segue até a sexta-feira, 12 de abril. Ao todo, serão mais de 100 horas destinadas ao conhecimento, divididas entre palestras e dinâmicas, abordando os mais diversos temas, como nutrição, mercado de grãos, pecuária, sucessão, tecnologia e inovação e cooperativismo. Na feira são apresentadas máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços, como uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo