Agrodefesa inutiliza 18 toneladas de produtos lácteos de estabelecimento clandestino em Campinaçu
Aproximadamente 18 toneladas de produtos lácteos foram apreendidos e inutilizados em Campinaçu, região Norte de Goiás, por fiscais estaduais agropecuários, em operação realizada hoje (4/4) pela Gerência de Fiscalização Animal da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa. Os profissionais chegaram ao local após atendimento de denúncia apresentada por moradores do município pelo telefone 08006461122 da Agência.
Os produtos estavam acondicionados sem condições mínimas de higiene e os utensílios utilizados na fabricação e processamento eram totalmente inadequados, com higienização ineficiente. Alguns produtos apresentavam elevado grau de deterioração, representando risco iminente à saúde da população. Grande parte do queijo seria ralado e embalado para comercialização em Campinaçu e cidades da região. No local também foram encontradas embalagens com número de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) falsos. Também havia rotulagem do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para mandar os produtos para o Pará. Foi aplicado auto de infração no valor de R$ 11 mil.
Atuaram na operação, com apoio da Polícia Militar, os fiscais, Bruno Peixoto Monteiro, Cláudio Antônio Weimar, Felipe Pessoa Serapião, Júlio César Valeriano Souto e Lincoln Siqueira dos Santos, com supervisão do gerente de Fiscalização Animal, Janilson Azevedo Júnior. O local de manipulação dos produtos também apresentava estrutura inadequada, isto é, fora dos padrões exigidos pelos órgãos competentes. Funcionava em um galpão no fundo de uma residência, sem inspeção e fora das normas legais. Os fiscais lacraram alguns utensílios utilizados na produção. Após a inspeção do local e constatação das condições impróprias de funcionamento, os produtos foram levados para inutilização no aterro sanitário de Campinaçu.
Assessoria de Comunicação – 3201-3546