Agrodefesa inicia série de ações voltadas para leilões de gado
Equipes de educação sanitária e fiscalização levaram orientações para produtores em Professor Jamil na última segunda-feira (15/9). Inhumas, São Luís de Montes Belos e Rianápolis também receberão ações esta semana

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou, na última segunda-feira (15/9), em Professor Jamil, a primeira de uma série de ações voltadas para leilões de gado. A iniciativa, conduzida pelas gerências de Educação Sanitária e de Fiscalização Agropecuária, tem como objetivo informar e orientar criadores e profissionais ligados ao segmento sobre temas estratégicos para a pecuária goiana.
O encontro reuniu cerca de 80 participantes presenciais e 120 online. Durante a atividade, o fiscal estadual agropecuário Raphael Portes Teixeira abordou temas como brucelose bovina e bubalina, vacinação contra raiva, declaração de rebanho e prevenção à febre aftosa. “É importante observar se as fêmeas têm a marca que comprova a vacinação contra a brucelose. Outro ponto é a obrigatoriedade da Declaração de Rebanho, que deve ser feita duas vezes ao ano no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), para que a Agrodefesa possa planejar as ações de sanidade animal no estado”, reforçou.
Também participaram da ação a fiscal Andreci Maria Trindade, da Unidade Regional Rio Paranaíba, e a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga. Telma destacou o caráter pedagógico da iniciativa. “Os fiscais já atuam em leilões com a fiscalização. Agora, por meio da educação sanitária, levamos informações de forma direta e acessível a esses públicos, principalmente produtores rurais”, explicou.
As ações voltadas aos leilões englobam a distribuição de flyers com orientações específicas sobre sintomas de brucelose e vacinação. A intenção é que as atividades educativas sejam ampliadas para outros municípios goianos. “Os leilões reúnem grande número de produtores e comerciantes rurais, o que nos permite alcançar um público ainda maior com informações de interesse coletivo”, completou a gerente.
Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a ação representa uma oportunidade de ampliar o diálogo com o setor produtivo. “A Agência tem atuado em diferentes eventos agropecuários, levando orientações pensadas para cada segmento. Nos leilões, o foco é informar sobre as doenças e as medidas preventivas necessárias, evitando perdas econômicas aos produtores e favorecendo a prevenção de doenças”, ressaltou.
Os próximos municípios a serem visitados pelas equipes de educação sanitária e fiscalização agropecuária da Agrodefesa são: Inhumas (16/9); São Luís de Montes Belos (17/9); e Rianápolis (19/9).
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás


