Agrodefesa faz balanço dos últimos 20 anos de vacinação contra Aftosa
Com o objetivo de apresentar a evolução dos controles sanitários de aftosa dos últimos 20 anos, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realiza, na próxima quarta-feira (30), uma celebração da 2ª etapa da campanha de vacinação. O evento, este ano, vem com um formato diferente e busca dar à cadeia produtiva e à sociedade uma prestação de contas do trabalho da defesa sanitária animal em Goiás. O encontro será realizado na sede do Fundepec, a partir das 8h, e contará com a presença de representantes do setor e do governador Marconi Perillo.
O governador ministrará uma palestra na qual enfatizará a importância de Goiás ter um agronegócio competitivo. Marconi fará uma abordagem da evolução da produção agrícola e pecuária goiana e brasileira, da conquista de mercados e do valor do segmento para a economia do estado. Os dados mostram que nas últimas duas décadas enquanto o total de exportações agrícolas brasileiras superou 1 trilhão de dólares, Goiás contribuiu com 90 bilhões, auxiliando com saldos comerciais positivos
O encontro
De acordo com o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, a proposta do encontro visa a inovação. “Há muito tempo mantemos o mesmo formato de eventos em propriedades rurais e achamos por bem neste ano, especialmente nesta segunda etapa, fazer uma mudança, ou seja, apresentar para a sociedade um balanço de resultados das nossas ações e as perspectivas de futuro da defesa”, explica Arthur.
Segundo ele, o encontro visa também mostrar os resultados satisfatórios obtidos nas últimas duas décadas de campanha. “São avanços espetaculares, que vem desde a erradicação da febre aftosa ao reconhecimento internacional de área livre com vacina para Goiás”, diz ele. O presidente fala ainda que as ações sanitárias da Agrodefesa viabilizou a abertura de novos mercados.
A apresentação dos dados será feita a um público mais restrito, focado em lideranças e entidades representativas do agronegócio. “Queremos divulgar e ressaltar a importância da vacinação contra a aftosa para manter os mercados já existentes e conquistar futuros”, fala o presidente. Arthur lembra ainda que gado imunizado é sinal de rentabilidade, produtividade. “Nossa expectativa é continuar produzindo resultados”, salienta.
O foco da Agrodefesa é continuar realizando na etapa de maio o evento tradicional em propriedades rurais. Já em novembro será feito esse ‘‘revezamento’’ no qual a Agência priorizará uma realização mais técnica e com um formato de prestação de contas para a sociedade.
Texto: Leydiane Alves – Assessoria de Imprensa da Agrodefesa / Foto: Bruno de Pádua