Agrodefesa participa da abertura oficial do Interleite Brasil 2025
Reconhecido como o mais importante do setor no País, o evento promove debates de alto nível, troca de experiências e acesso a novas tecnologias que ajudam a transformar a atividade leiteira. Governo de Goiás é parceiro na realização

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) participou nesta quarta-feira (20/08) da abertura oficial do Interleite Brasil 2025, evento que ocorre até quinta-feira (21/08), no Centro de Convenções de Goiânia. O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, esteve presente na solenidade, representando o governador Ronaldo Caiado. Equipes de diversas áreas da Agência também marcaram presença no primeiro dia do evento.
Pelo quarto ano consecutivo, a capital goiana sedia o encontro, que reúne produtores, especialistas, pesquisadores e empresas do setor para dois dias de intensa troca de conhecimento, inovação e negócios. Com o tema “Como fazer mais produtores participarem do futuro do leite no Brasil?”, o evento chega à sua 22ª edição com uma programação de 24 palestras, painéis temáticos, mesas redondas e uma feira de negócios voltada à profissionalização e à modernização da atividade leiteira. A proposta do evento é integrar tecnologia, gestão eficiente e sustentabilidade para impulsionar a rentabilidade e a competitividade do setor.
Durante a abertura, o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou que Goiás tem orgulho de sediar o Interleite, já que o Estado é um dos principais produtores de leite do Brasil, tendo investido fortemente para agregar qualidade e valor ao setor, considerado tão importante para a economia. “Mais do que volume, nosso objetivo é entregar qualidade, competitividade e sustentabilidade para esse segmento que gera emprego, renda e desenvolvimento nas diversas regiões goianas. E nada disso é possível sem a base essencial, que é a sanidade animal”, reforçou.
Segundo ele, a Agrodefesa tem trabalhado de forma incansável para garantir rebanhos mais saudáveis e uma produção mais segura. “Nossa missão é assegurar que o leite que chega às famílias brasileiras seja fruto de sistemas produtivos sustentáveis, responsáveis e alinhados com as exigências de mercado e de consumo”.
José Ricardo enfatizou ainda que a Agência tem avançado em projetos estratégicos de prevenção e controle de doenças que ainda impactam nossa pecuária leiteira. Ele citou o exemplo da brucelose e da tuberculose, enfermidades que afetam diretamente a produtividade e são enfrentadas com rigor técnico e programas de prevenção, monitoramento, vigilância e conscientização dos produtores. “Da mesma forma, a raiva dos herbívoros segue como prioridade da Agrodefesa, com campanhas permanentes no campo, inclusive de educação sanitária, reforçando a segurança do nosso rebanho e protegendo o patrimônio rural”, afirmou.
De acordo com o presidente da Agrodefesa, as iniciativas só são possíveis porque conta com a parceria de entidades representativas, dos produtores rurais e de profissionais do setor, que compreendem que investir em sanidade e em políticas públicas é investir no futuro da cadeia produtiva. “Goiás tem mostrado que a defesa agropecuária e as políticas públicas não são apenas instrumentos de fiscalização ou assistência, mas, sobretudo, de desenvolvimento econômico e social. Ao participarmos deste encontro, reafirmamos o compromisso do Governo de Goiás em continuar fortalecendo a pecuária leiteira. Queremos um setor cada vez mais moderno, competitivo e seguro, capaz de atender ao mercado interno e, também, de se posicionar como referência nacional em lácteos de qualidade”, finalizou.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás


