Agrodefesa leva educação sanitária e orientações técnicas à 9ª Festa do Leite em Orizona

Palestras abordaram inspeção de produtos de origem animal, ampliação de mercados pelo Susaf-GO e medidas de prevenção e controle da brucelose e tuberculose

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) marcou presença na 9ª Festa do Leite, realizada de 5 a 7 de agosto de 2025, no Parque de Exposição do Sindicato Rural de Orizona, levando informações técnicas e de interesse direto dos produtores rurais por meio de ações de educação sanitária. A programação incluiu duas palestras que reforçaram a importância da sanidade e da qualidade na produção agropecuária.

A primeira, ministrada pela fiscal estadual agropecuário Fernanda Pacheco Balestra, da Gerência de Inspeção, apresentou o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-GO). Entre os assuntos abordados estava o papel estratégico da inspeção municipal e estadual na garantia da segurança alimentar e na ampliação das oportunidades de mercado, possibilitando a comercialização de produtos de origem animal em todo o território goiano por meio do selo Susaf.

Já a segunda palestra foi conduzida pelo coordenador da Regional Rio Corumbá, Lúcio Costa, e tratou dos programas de controle e erradicação da brucelose e tuberculose bovina e bubalina. Foram abordadas as formas de transmissão, medidas de prevenção e controle, além das recentes atualizações da legislação, com destaque para a digitalização dos processos relacionados a atestados de vacinação e exames, tornando o trabalho mais ágil e seguro.

“A participação da Agrodefesa, por meio da Unidade Operacional Local de Orizona, da Regional Rio Corumbá e da Gerência de Inspeção, reforça o compromisso da instituição em levar conhecimento e orientação técnica para os produtores. A educação sanitária é uma ferramenta fundamental para fortalecer a produção, garantir a saúde dos rebanhos e proteger a saúde pública, assegurando que os produtos que chegam à mesa do consumidor tenham qualidade e segurança”, destaca Lúcio Costa.

Na ocasião, também estiveram presentes os fiscais estaduais agropecuários Coraci de Paula (Gerência de Inspeção) e os agentes de fiscalização Euclides Pereira, Gustavo Peixoto e Diógenes Francisco Neto, que contribuíram para a aproximação da Agrodefesa com a comunidade rural e o fortalecimento das ações de sanidade no município.

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo