Projeto Conexão Regional da Agrodefesa chega a Porangatu, região Norte de Goiás
Diretoria da Agência se reúne com servidores de uma das Regionais com maior abrangência de municípios

O Projeto Conexão Regional, iniciativa da gerência de Educação Sanitária da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), chegou nesta quarta-feira (06/08) à Unidade Regional (UR) Rio do Ouro, no Norte de Goiás. O encontro ocorreu no Auditório da Câmara de Vereadores de Porangatu, reunindo servidores da Agência que atuam em Unidades Operacionais Locais (UOL) de 15 municípios da região, além de representantes da sede do órgão como o presidente, José Ricardo Caixeta Ramos, os diretores de Gestão Integrada e de Defesa Agropecuária, Renan Willian e Rafael Vieira, respectivamente, e o chefe de gabinete, Vinícius Teixeira.
Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o projeto busca promover maior integração entre diferentes áreas da instituição. “A Agência conta com 12 Unidades Regionais e 237 Unidades Operacionais Locais espalhadas por todo o estado. Por isso, é importante fortalecer uma gestão mais participativa, por meio da escuta das demandas locais para aprimorar os serviços oferecidos ao setor produtivo”, destacou.
O gerente da UR Rio do Ouro, Júlio César Conserva, explica a importância de o projeto ocorrer em Porangatu. “A UR Rio do Ouro é uma das Regionais mais distantes da sede. Isso pode, muitas vezes, dificultar a participação em certos espaços e decisões do dia a dia. Por isso, o Conexão Regional é uma excelente oportunidade de aproximação. É uma forma de reduzir distâncias com presença, escuta e troca, promovendo uma rede mais coesa, inclusiva e com padrão e uniformização nas ações”, afirmou.
Também participaram do encontro o comandante do Batalhão Rural da região, Fábio Costa, e a presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia Paulino.
As reuniões do Conexão Regional já ocorreram nas UR’s Rio Itiquira, em Formosa (11/03), Rio Paranã, em Posse (12/03), Rio Verdão, em Rio Verde (10/04), Alto Araguaia, em Jataí (11/04), Rio Paranaíba, em Itumbiara (25/06) e Rio Corumbá, em Catalão (16/07).
Importância local
A região Norte de Goiás possui grande importância para a pecuária de corte devido a fatores estratégicos e produtivos que favorecem o desenvolvimento da atividade. De acordo com informações do Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) – com base nos dados a 1ª Etapa de Declaração de Rebanho de 2025 -, o rebanho da região da UR Rio do Ouro corresponde a 3.546.209 cabeças de bovídeos em cerca de 116.648 propriedades, com destaque para a criação de gado de corte e de leite. A região atualmente também se destaca na produção de soja.
Com uma equipe de 80 servidores, as Unidades Operacionais Locais ligadas a UR Rio do Ouro compreendem 26 municípios do norte goiano: Alto Horizonte, Amaralina, Bonópolis, Campinaçu, Campinorte, Campos Verdes, Estrela do Norte, Formoso, Guarinos, Hidrolina, Itapaci, Mara Rosa, Minaçu, Montividiu do Norte, Mutunópolis, Niquelândia, Nova Iguaçu de Goiás, Novo Planalto, Pilar de Goiás, Porangatu, Santa Tereza de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, São Luíz do Norte, São Miguel do Araguaia, Trombas e Uruaçu.
Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás


