Governo de Goiás promove seminário sobre desafios e conquistas da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Evento é realizado na Alego, nos dias 14 e 15 de dezembro e aborda temas como racismo, gênero, diversidade, saúde, educação, cultura, meio ambiente, democracia. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social participa com realização de oficinas gratuitas

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), e em parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Conselho Regional de Psicologia (CRP09), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep), promove o Seminário “Brasil: Direitos Humanos para quem?”. A abertura do evento ocorreu nesta quinta-feira (14/12), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

O seminário tem como objetivo discutir e refletir sobre os desafios e as conquistas dos direitos humanos no Brasil, em um contexto de 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados no último dia 10. O documento é um marco histórico e jurídico que reconhece a dignidade e a igualdade de todos os seres humanos, sem distinção de raça, cor, sexo, idioma, religião, opinião política ou qualquer outra condição.

O evento conta com a participação de pesquisadores, ativistas, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, que abordam temáticas relacionadas aos direitos humanos, tais como violência, racismo, gênero, diversidade, saúde, educação, trabalho, cultura, meio ambiente, democracia, participação social, entre outras. O seminário também oferece oficinas práticas e interativas, que visam promover o diálogo, a sensibilização e a capacitação dos participantes sobre os direitos humanos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui:

 

Programação

14/12 – Matutino
Auditório 1 
08h: Café cultural – Apresentação monólogo: O desabafo de um farrapo humano (Sêmio Carlos). Cantor Xexéu, Orquestra dos Violeiros.

09h: Abertura – presidente Wadson Arantes (CRO-GO), presidente Bruno Peixoto (Alego), secretário Wellington Matos de Lima (Seds), Alba Cristhiane (Abep), promotor Marcelo Machado Miranda – CAO Saúde (MP-GO), reitora Olga Izilda Ronchi (PUC-GO)

10h – Conferência de abertura 

14/12 – Vespertino
Auditório 1
14h – Oficina de formação de Direitos Humanos no ensino superior (Abep) – Professor Sebastião Benício Neto (ABEP/UFG/PUC-GO)

15h30 – Mesa-redonda – Violação dos Direitos Humanos na família – Professora Luciene Campos Falcão Silveira (PUC-GO/Pimep) e Cida Alves (SMS), Luciene Falcão (PUC-GO),  Vera Morselli (PUC-GO)

Auditório 2
14h: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds) – Direitos Humanos e a questão étnico-racial – Larissa de Carvalho Lopes e Heloísa de Castro Eleutério (Gerência de Políticas de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Racial da Superintendência da Igualdade Racial da Seds)

15h30: Assessoria de Cultura da Alego e Conselho Estadual da Mulher – Mulher diversidades e violências – Professora Ana Rita Castro

15/12 – Matutino
8h: Momento Cultural – Mara Paula (voz e violão)
9h: Auditório 1 – MP-GO

Área Criminal – Augusto Henrique Moreno Alves
Área Educação – Vanessa Goulart Barbosa
Área Infância e Juventude – Pedro de Mello Florentino
Área Patrimônio Público e Terceiro Setor – Lucas César Costa Ferreira
Área Saúde – Marlene Nunes Freitas Bueno
Área Políticas Públicas e Direitos Humanos – Marcelo Machado Miranda

15/12 – Vespertino
Auditório 1
14h: CRP-09 – Família e sexualidade

15h30 às 18h: Seds – Direitos Humanos e a questão da diversidade sexual e de gênero – Rogério Araújo (Sociólogo, doutor em Sociologia, coordenador do curso em Direitos Humanos da Seds e gerente da Diversidade Sexual da Seds)

Auditório 2
14h: Ferramentas filosóficas para pensar a história contemporânea das migrações, imigrações e cercamentos de massas humanas, com enfoque na Palestina – Professor  Eduardo Sugizaki, Profa. Núbia Simão, Prof. Gabriel Tardelli.

15h30 às 16h30: População em situação de rua – Ana Luísa Freire  (Superintendente dos Direitos Humanos da Seds)

16h30 às 17h30: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Goiás – Seds –  Combate ao tráfico de pessoas e trabalho análogo ao escravo – Biany Souza Soares Lourenço (Gerente de Direitos Humanos da Superintendência dos Direitos Humanos da Seds) e Professora Hillana Souza Amaral.

17h30 – Auto de Natal – Senhoras do Cerrado.

 

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo