Idosos tem prioridade na vacinação contra a Gripe Influenza
Começou nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A data foi antecipada pelo Ministério da Saúde (MS) como forma de proteger a população, em especial os grupos prioritários, da enfermidade. Em Goiás, a Secretaria de Desenvolvimento Social elogia a iniciativa das equipes de saúde em todos os 246 municípios goianos e destaca que os mais de 850 mil idosos no Estado merecem ser priorizados nessa importante campanha de proteção contra a gripe.
A secretária Lucia Vânia considera extremamente positivo o diferencial das equipes de saúde de, Aurilândia, Itumbiara e Jataí que estão indo nas casas dos idosos promover a vacinação sem expor esses cidadãos a qualquer risco de contaminação pelo coronavírus. A secretária recomenda que outras localidades possam copiar esse bom exemplo e adotem a mesma sistemática, sobretudo, nas pequenas cidades. Nas unidades da SEDS onde residem idosos como é o caso da Casa do Idoso na Vila Mutirão a vacinação ocorre no local.
Em Goiás, ao todo são mais de 2,1 milhões de pessoas que integram os grupos e a meta da campanha é vacinar pelo menos 90% desse contingente no Estado, ou seja, mais de 1,8 milhão de pessoas e nessa primeira etapa os idosos e profissionais que atuam na área de saúde, tem prioridade em receber a dose da vacina.
Em Goiânia, somente no primeiro dia, foram imunizadas mais de 40 mil pessoas, sendo mais de 33 mil idosos, além de mais de 6 mil colaboradores da saúde.
O governador Ronaldo Caiado visitou um dos pontos de vacinação na capital e alertou os idosos para não ficarem em filas. A iniciativa teve como objetivo impedir a concentração de pessoas e consequentemente, possível contaminação pelo Covid 19, nesse momento em que uma força tarefa de combate a pandemia.
Ao mesmo tempo o governador interagiu com a Secretaria Municipal de Goiânia com a finalidade de pedir mais locais de vacinação e também mudanças no método de realizar a campanha. Já nesta terça feira, o Estado fortaleceu a campanha montando pontos de vacinação na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar no Setor Jardim Europa e na sede do Detran no Setor Cidade Jardim, sem que os idosos precisassem ficar em filas.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), está preparado para dar suporte a campanha com apoio na distribuição das vacinas para todos os municípios goianos que gerenciam a campanha, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.
Cronograma de vacinação:
• De 23/03 a 15/04 – Idosos e trabalhadores da saúde;
• De 16/04 a 08/05 – Professores, trabalhadores da segurança e pessoas com doenças crônicas;
• Dia D, 9 de maio – Todos os grupos prioritários;
• De 09/05 a 22/05 – Gestantes, puérperas e crianças de 6 meses até 5 anos de idade.
Comunicação Setorial Seds