Workshop em Rio Verde marca o lançamento regional do SIGA Saúde Goiás

O Estado de Goiás vem implementando um processo de melhorias continuadas nos serviços de saúde. A diretriz deste processo busca fortalecer e consolidar as relações entre o Estado e os municípios goianos a fim de qualificar a assistência à saúde e aprimorar os processos de gestão. Assim, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizará um workshop para a apresentação do projeto SIGA Saúde Goiás, no dia 19 de novembro, na Regional de Saúde Sudoeste I, em Rio Verde.

O lançamento do Projeto SIGA Saúde Goiás contará com a presença de prefeitos e secretários municipais de saúde, representantes do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS) e demais autoridades constituídas do Estado. O workshop será realizado no Hotel Blue Tree Towers, a partir das 13h30.

O SIGA Saúde Goiás conta com a cooperação técnica entre a SES-GO e os municípios goianos para a implantação. O sistema é uma solução amplamente exitosa na gestão da saúde e permitirá alcançar um novo patamar de excelência na prestação de serviços de saúde em Goiás.

O projeto-piloto deste sistema será implantado nos próximos meses na região de saúde Sudoeste I, cuja a sede fica na cidade de Rio Verde e contempla outros 17 municípios: Cachoeira Alta, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Quirinópolis, Castelândia, Paranaiguara, São Simão, Caçu, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Santo Antônio da Barra, Montividiu, Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Porteirão e Turvelândia. O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) em Santa Helena de Goiás, referência na região, também fará parte do projeto. A população atendida nesta unidade totaliza 570 mil habitantes.

“Somos o primeiro projeto em curso que vai utilizar o sistema em nível estadual e interligado para qualquer município goiano. A implantação do SIGA Saúde Goiás acontecerá primeiramente na região de saúde Sudoeste I por questões técnicas, já que existe uma infraestrutura na região que garante o sucesso do projeto-piloto”, comenta a gerente especial de Tecnologia da Informação da SES-GO, Luiselena Luna.

O workshop estadual do SIGA Saúde Goiás está previsto para acontecer em janeiro de 2016, em Goiânia. Até lá, o sistema já estará em funcionamento na cidade de Quirinópolis, 110km de Rio Verde. Saiba mais sobre o SIGA Saúde Goiás pelo www.sigasaude.go.gov.br ou pela página no Facebook: sigasaudegoias.

SIGA Saúde Goiás – Em parceria com a empresa IC Consulting – especializada em soluções para monitoramento e gestão de processos –, a secretaria está implantando um sistema para informatizar os processos e procedimentos da atenção básica do SUS.  Chamado de Siga Saúde Goiás, o Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde pretende identificar e viabilizar informações sobre os usuários, agilizar o acesso da população aos serviços básicos de saúde e promover a interação com outros sistemas de informação.

O Siga Saúde Goiás integra um mesmo sistema, acessado pela internet, e tem à disposição todas as informações do atendimento em saúde, desde o agendamento de uma consulta até a realização de um exame. Pode ser usado em uma Unidade Básica de Saúde, clínica, laboratório ou hospital que integre o sistema de saúde do município. O uso do Siga Saúde Goiás se traduz em diversos benefícios tais como: agendamento de consultas e exames, registro de aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal e atendimento ambulatorial, prontuário eletrônico do paciente, entre outros.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo