Visita estendida do HUGOL possibilita acompanhamento da família no tratamento

Visando uma participação mais colaborativa da família para agregar na humanização do tratamento do paciente de UTI – Unidade de Tratamento Intensivo, a visita estendida do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira  proporcionou a mais uma família a oportunidade de estar ao lado de seu filho por um período além do horário normal de visitas, contribuindo para uma recuperação mais tranquila.

“Fico muito grata por participar da visita estendida, pois estar presente por um período maior junto do meu filho permitiu que eu e meu marido participássemos mais ativamente do tratamento, além de criar um laço maior de confiança com a equipe do hospital, a quem agradecemos por todo esforço e carinho prestados”, relatou Josicléia Silva, mãe do paciente Mário Vinícius, de 14 anos, que sofreu um grave acidente de trânsito ao voltar da escola, quando um ônibus se chocou contra sua bicicleta, e passa por diversos procedimentos na unidade desde o dia 3 de setembro desse ano.

A visita estendida é uma ação do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, atualmente abrangendo 120 UTIs no Brasil, promovido pela PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS e Ministério da Saúde. No HUGOL, há a previsão de os visitantes permanecerem na UTI, alternadamente, por até 12 horas por dia (9h às 21h), recebendo um suporte educativo, por meio de reuniões de orientações e esclarecimentos sobre o funcionamento da dinâmica do serviço, bem como normas e rotinas do local.

“Às vezes, o familiar nem imagina o quanto sua presença é fundamental no tratamento. Sabemos de todas as dificuldades que as pessoas enfrentam, mas, mesmo assim, quando esse familiar consegue uma maneira de se fazer presente, diminui a ansiedade e a agitação do paciente, o que nos permite realizar os procedimentos necessários da melhor maneira”, de acordo com Gustavo Prudente, médico intensivista do hospital.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo